A aplicabilidade do método Esther Scliar no ensino de Percepção Musical: um relato de experiência

Autores

  • Fernando Pereira da Silva Sobrinho UNIRIO

Resumo

A comunicação configura-se como parte de uma pesquisa de mestrado na qual o objeto de estudo é a aplicabilidade do método Esther Scliar (ES) no âmbito do ensino da Percepção Musical. Nossa proposta é apresentar, em linhas gerais, o modelo desenvolvido por ES e descrever um relato de experiência de sua utilização em uma turma de Licenciatura em Música. O suporte teórico para discutir a trajetória e a obra de ES foi amparado em Branco (2010); Machado (2002); Paz (2013) e Braga Ramalho (2016). Para compreender a linha de trabalho da educadora em Percepção Musical utilizamos suas obras póstumas publicadas em 1985 e 2003, além da análise de suas apostilas, planos de aula e do material do acervo da professora e ex-aluna de ES, Aparecida Antonello. Trabalhamos com a perspectiva de que as propostas de ES possam contribuir com a área da educação musical, bem como acreditamos que a recuperação do material e das ideias dessa educadora possam funcionar como ferramentas para o estudo, a didática e o ensino da Percepção Musical.

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Biografia do Autor

Fernando Pereira da Silva Sobrinho, UNIRIO

PPGM

Mestrado

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Publicado

2018-06-04

Edição

Seção

Pôsteres