LAZER URBANO, CONTEMPORANEIDADE E EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES

Autores

  • Christianne Luce Gomes

Palavras-chave:

Lazer, Urbano, Sociedade Contemporânea, Educação das Sensibilidades.

Resumo

Este artigo objetiva analisar alguns aspectos do lazer urbano contemporâneo. Foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica norteada pelos questionamentos: Quais impactos a vida social citadina gera no lazer da população, que se “urbaniza” cada vez mais? De que maneira o lazer poderá contribuir com o repensar de dilemas que marcam a sociedade contemporânea? Para compreender essas questões, o primeiro tópico do texto apresenta uma análise conceitual sobre o lazer, que é entendido como uma dimensão da cultura. Em seguida, discute-se o sentido de “urbano” ressaltando a complexidade de relações culturais, sócio-econômicas, temporais e espaciais que o constituem. Na terceira e última parte do artigo, tomando-se o turismo como exemplo, são problematizadas questões fundamentais para a compreensão do lazer urbano contemporâneo como estímulo à educação das sensibilidades, pois, este fenômeno reflete expressivamente os impasses e tensões da vida contemporânea. Abstract: This article objective to analyze the contemporary urban leisure. It was elaborated from a bibliographical research guided by the questionings: Which impacts city social life generates on population leisure, which gets more and more "urbanized"? How leisure can contribute with a new reflection about some of the quandaries that mark the contemporary urban society? To understand these questions, the first topic presents a conceptual analysis of leisure, understood as a culture dimension. After that, the meaning of "urban" is argued emphasizing the complexity of cultural, social, economic, space and time relations that constitute it. In the third and last part of the article, taking tourism as example, basic questions for the understanding of contemporary urban leisure (as stimulus to the sensibilities education) are questioned, once urban leisure is strongly related to impediments and tensions of contemporary life.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Gomes, C. L. (2008). LAZER URBANO, CONTEMPORANEIDADE E EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES. Itinerarium, 1(1), 18. Recuperado de http://seer.unirio.br/itinerarium/article/view/204

Edição

Seção

Artigos