A memória sob a perspectiva da experiência

Autores

  • Daniele Achilles Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio
  • Jô Gondar Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Palavras-chave:

Memória Social. Memória. Experiência

Resumo

Este artigo trata da memória como um campo complexo e transdisciplinar. Parte das concepções de Maurice Halbwachs, criador da noção de memória coletiva para destacar as novidades trazidas por Walter Benjamin, que valoriza a memória enquanto experiência. A partir da noção benjaminiana de experiência aponta as possibilidades criativas de uma memória fragmentária e discute a informação sob uma perspectiva crítica, evitando tanto o lamento sobre o passado quanto a apologia do progresso e da técnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Achilles, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006) e Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2008). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2014). Atuou como bibliotecária da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bibliotecária - UFRJ (2009-2010). Professora Adjtunto do Departamento de Estudos e Processos biblioteconômicos (DEPB-UNIRIO). Integrante do Grupo de Pesquisa Bibliotecas Públicas no Brasil: reflexões e práticas.

Jô Gondar, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Possui graduação em Psicologia pela PUC-Rio (1981), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-Rio (1987), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-Rio (1993), doutorado sanduíche na Université Paris VII (1992) e pós-doutorado em Psicologia - Universidad de Deusto, Espanha (2000). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e no Departamento de Ciências Sociais. Tem experiência na área de Psicanálise e pesquisa principalmente os seguintes temas: sintomas contemporâneos, a obra de Sándor Ferenczi, trauma, memória e criação, poder e cultura.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

Achilles, D., & Gondar, J. (2017). A memória sob a perspectiva da experiência. Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares Em Memória Social, 9(16), 174–196. Recuperado de https://seer.unirio.br/morpheus/article/view/6055

Edição

Seção

Artigos originais