4 - STEVE PAXTON

Autores

  • Fernando Neder UNILUZ- Universidade da Luz
  • Tradução Fernando Neder

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2010.v2i2.%25p

Resumo

Nessa entrevista, Steve Paxton fala sobre a fonte de seu interesse pelo movimento e relata a história do seu ingresso na dança. Conta como sua busca pelos princípios de base do movimento o levou a treinar Aikido e à criação da dança Contato Improvisação. Segue uma discussão sobre aspectos essenciais do Contato Improvisação e uma descrição do fenômeno da terceira força, também chamado de “unicórnio”. A entrevista termina com considerações sobre a música e o papel que ela pode, ou não, ter nesse trabalho. Palavras-chave | Contato Improvisação | Steve Paxton | Material para a Coluna | unicórnio | música STEVE PAXTON é bailarino, professor e coreógrafo. Recebeu formação em ginástica, dança moderna e balé clássico. Praticou ainda Yoga, Aikido e Tai Chi Chuan. Dançou durante três anos na Companhia de Merce Cunningham (1961-1964). Como membro fundador da Judson Dance Theater, dançou trabalhos de Yvonne Rainer e Trisha Brown. Foi de igual modo membro fundador do coletivo de improvisação Grand Union e em 1972 iniciou o “Contato Improvisação”, uma nova forma de dança que utiliza as leis físicas de fricção, momentum, gravidade e inércia para explorar a relação entre dois bailarinos. Em 1986 ele começou a desenvolver o trabalho “Material para a Coluna” (MFS na sigla em inglês). MFS advém da observação do Contato Improvisação, em que a coluna se torna um importante “membro”. MFS é um estudo técnico e meditativo da iniciação dos movimentos pela pélvis e pela coluna. In this conversation, Steve Paxton talks about how his interest for movement started and tells the story of why he came to dance. He relates how his search for basic principles of movement brought him to study Aikido and led him to create Contact Improvisation. The essential points of this form of movement are discussed and a brief description of the third force or the “unicorn”, as it is also known, is made. The interview closes on some considerations on the role of music in the work of contact-improvisation. Keywords | Contact Improvisation | Steve Paxton | Material for the Spine | Unicorn | Music STEVE PAXTON is a dancer, teacher and choreographer. His early background was in gymnastics as well as in both modern and classical dance. He then explored Yoga, Aikido and Tai Chi Chuan. He performed three years in the Merce Cunningham Dance Company (1961-1964). As a founding member of the Judson Dance Theater, he performed works by Yvonne Rainer and Trisha Brown. He was a founding member of the Grand Union improvisation collective and in 1972 started developing the “Contact Improvisation”, a new dance form that utilizes the physical laws of friction, momentum, gravity, and inertia to explore the relationship between dancers. In 1986 he began working on “Material for the Spine” (MFS). MFS is derived from observation of Contact Improvisation, in which the spine becomes an essential limb. MFS is a meditative, technical study of spinal and pelvic movement initiations.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-04-07

Como Citar

Neder, F., & Neder, T. F. (2011). 4 - STEVE PAXTON. O Percevejo Online, 2(2). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2010.v2i2.%p

Edição

Seção

Processos e métodos de criação