A QUEDA POR-VIR

Main Article Content

Maria Alice Cavalcanti Poppe
Charles Feitosa

Resumo

Parte da tese em andamento O Chamado da Queda, o presente texto evidencia a queda ao furtar-se de seu sentido literal por perspectivas externas ao mundo da dança, na acepção de outros sensores e sentidos que possam ser por ela irradiados. Como forma de investigar processos de desapropriação do movimento a partir de noções como o peso, a gravidade e a queda, sob a ótica da dança contemporânea na interface com a filosofia da desconstrução de Jacques Derrida, a queda não se refere ao ato de cair, pensado em seu aspecto físico-gravitacional mas, sobretudo, ao que cai, ao que pode cair sobre nós isento de cálculo ou determinação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Poppe, M. A. C., & Feitosa, C. (2017). A QUEDA POR-VIR. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(2), 200–204. Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/6769
Seção
XVII Colóquio
Biografia do Autor

Maria Alice Cavalcanti Poppe, Unirio

Bailarina e educadora, graduada em licenciatura em Dança pela Faculdade Angel Vianna, mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Viisuais (PPGAV/EBA/UFRJ) e doutoranda em Artes Cências pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cências (PPGAC/Uniro). Professora do Departamento de Arte Corporal (DAC/EEFD/UFRJ).

Charles Feitosa, UNIRIO

Obteve graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutorado em Filosofia na Albert-Ludwigs Universität Freiburg / Alemanha (1995), pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Potsdam-Alemanha (2007) e pela Universidade de Paris VIII/França (2013). Atualmente é professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenador do POP-LAB (Laboratório de Estudos em Filosofia Pop). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética moderna e contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, imagem, performance, cultura brasileira e cultura pop.