PEDAGOGIA DA COOPERAÇÃO E A CULTURA DE PAZ DENTRO DO ENSINO DAS ARTES CÊNICAS

Main Article Content

Flávia Beatriz Pedrosa Pereira

Resumo

A cada ano a indisciplina e os conflitos aumentam nas salas de aulas, antes ficavam entre os alunos, hoje extrapolam dos alunos para com os demais adultos e locais da escola. Como frear esse princípio de violência sem usar outro tipo de violência camuflada, como a opressão da hierarquia autoritária legitimada da direção e dos professores? Qual alternativa o professor pode se apoiar para não manter esse sistema autoritário?
A pedagogia da cooperação é apontada como uma alternativa para resolver conflitos, utilizando mais diálogo e respeito mútuo, pois promove a cultura de paz. E utilizando a nas artes cênicas, enaltece a necessidade do diálogo, da cooperação e da convivência em grupo.

Palavras-chave: Educação, Pedagogia da Cooperação, Teatro

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Pereira, F. B. P. (2017). PEDAGOGIA DA COOPERAÇÃO E A CULTURA DE PAZ DENTRO DO ENSINO DAS ARTES CÊNICAS. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(2), 153–157. Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/6797
Seção
XVII Colóquio
Biografia do Autor

Flávia Beatriz Pedrosa Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Cursando o Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas na Linha de Processos Cênicos em Educação, graduada em: Educação Artística com Licenciatura Plena em Artes Cênicas, Pedagogia com Licenciatura Plena, Bacharelados em Artes Cênicas em: Interpretação e Teoria Teatral, (todas pela Universidade do Rio de Janeiro - UNI-RIO). Atriz, diretora teatral e pedagoga, atualmente professora I de Artes Cênicas da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, com duas matrículas: no Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles (oficina de teatro e vídeo) e na Escola Municipal Orlando Villas Boas (6º ao 9º ano). Pós-graduações em: Especialização em Educação de Jovens e Adultos: concepções e perspectivas (Universidade Estácio de Sá) e Especialização em Formação de Docentes Universitários (UNIRIO).