O teatro de rua no Brasil: a primeira década do terceiro milênio

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Noeli Turle da Silva

Resumo

Este trabalho é uma visão panorâmica, ainda embrionária, sobre o desenvolvimento
do Teatro de Rua no Brasil na primeira década do terceiro milênio e tem como eixo central a
constituição da RBTR - Rede Brasileira de Teatro de Rua - uma organização independente
que se forma em torno das lutas por políticas públicas na área da cultura e do reconhecimento
desta modalidade teatral junto à crítica, à academia, aos governos e à própria classe. A RBTR
é, atualmente, o único movimento de teatro organizado que possui articuladores em todo o
território nacional, promovendo encontros regulares de seus membros. Esta comunicação se
insere na etapa inicial de minha pesquisa de doutorado sobre a formação do ator a partir da
linguagem teatral desenvolvida por Amir Haddad no grupo Tá Na Rua. Esperamos que, o
levantamento dos dados aqui apresentados contribua para suprir a demanda por documentos
sobre a historiografia do teatro de rua no país, auxiliando assim os estudos de pesquisadores e
especialistas nesta área do conhecimento.

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Como Citar
da Silva, N. T. (2010). O teatro de rua no Brasil: a primeira década do terceiro milênio. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, (1). Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/743
Edição
Seção
Estudos de performance, discursos do corpo e da imagem