a)      Objetivos: A Revista Online de Pesquisa: Propriedade Intelectual , do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual, Instrumento de Desenvolvimento Econômico e Social, da Escola de Ciências Jurídicas, do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, tem por objetivo divulgar trabalhos científicos originais e inéditos de autores nacionais e internacionais, que possam contribuir para o desenvolvimento econômico socialmente sustentável.

b)      Área de concentração: Propriedade Intelectual e assuntos conexos (direito constitucional, civil, empresarial, econômico, comercial, administrativo e autoral).

c)      Público Alvo: Professores, profissionais e acadêmicos da área jurídica e conexa multidisciplinar.

d)     Forma de Apresentação dos Trabalhos: Artigos, resenhas, estudos de casos e entrevistas, necessariamente originais, inéditos, e que não esteja sendo avaliado para publicação em outra Revista. Os trabalhos deverão ser apresentados de acordo com as normas e instruções adotadas pela Revista que visam orientar os pesquisadores sobre as avaliações dos trabalhos científicos a ela submetidos. Os conceitos, as afirmações e as opiniões emitidas devem ser originais e fidedignos. A adequação e a procedência das citações das fontes são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Corpo Editorial.

e)      Critérios de Avaliação dos Textos: A avaliação dos textos será crítica e sistematizada, considerando, essencialmente, o tema previamente deliberado pelo Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual, Instrumento de Desenvolvimento Econômico e Social, em suas reuniões periódicas. Será avaliada a identificação de perspectivas de continuidade e aprofundamento dos estudos vinculados às linhas de pesquisa do Grupo. Serão também objeto de avaliação, as descrições da metodologia de pesquisa e a delimitação do tema de acordo com uma área específica de estudo, que permita verificar a real contribuição para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado, observando, inclusive, a viabilidade de inovação. Os trabalhos deverão ter no máximo 17 paginas incluindo a primeira e a de referências bibliográficas.

f)       Normas a serem Utilizadas nos Artigos: Os autores devem submeter seus artigos observando rigorosamente as NBRs 6022, 6023, 6024, 6026, 6028, 10520, 10525 e a Norma Tabular do IBGE.

g)      Regras de Submissão dos Textos: O processo de avaliação de artigos submetidos à publicação na Revista de Pesquisa: Propriedade Intelectual , após triagem preliminar pelo Editor Gerente, consiste em três etapas:

- exame da adequação do trabalho à linha editorial da Revista e seu potencial para publicação;

- avaliação preliminar por três membros do Corpo Editorial Científico, que visa identificar a contribuição do artigo para a sua área de especialidade;

-  avaliação duplo-cega.

A avaliação duplo-cega é coordenada por um membro do Corpo Editorial Científico da área de submissão do artigo, e consiste na interação entre os autores e dois Pareceristas especializados que, ao avaliar os trabalhos, farão comentários e oferecerão sugestões de melhoria. Esta etapa envolve reavaliações contínuas, reunindo esforços para aprimoramento dos artigos.

Em regra, o Editor Gerente e os Editores Científicos acrescentam às sugestões dos Pareceristas um aconselhamento editorial, cujo objetivo é adequar o artigo aos padrões da Revista.

Se aprovado, o artigo será submetido à edição final e à revisão ortográfica e gramatical. Os autores são comunicados de todas as etapas do processo de avaliação e preparação dos trabalhos. Cabe aos autores os custos para tradução e revisão ortográfica e gramatical do texto nos idiomas Português, Inglês e Espanhol.

O processo de avaliação pode se estender em até seis meses para que o parecer dos avaliadores seja emitido.

O periódico não cobra taxas de processamento de submissão e publicação.

a)      Regras de Submissão dos Textos: O processo de avaliação de artigos submetidos à publicação na Revista de Pesquisa: Propriedade Intelectual , após triagem preliminar pelo Editor Gerente, consiste em três etapas:

-  avaliação duplo-cega.

A revista publica quatro números por ano.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

O periódico não cobra taxas de processamento de submissão e publicação.

Fontes de Apoio

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Centro de Ciências Jurídicas e Políticas  - CCJP da UNIRIO

Escola de Ciências Jurídicas

Cronograma de Implantação: Mês de dezembro de 2017: encaminhamento dos documentos para implantação; 01 a 30 de janeiro de 2018: período de submissão do primeiro número; 01 a 28 de fevereiro de 2018: período de avaliação dos artigos; 01 a 30 de março de 2018: remessa para publicação do primeiro número; mês de setembro de 2018: publicação do primeiro número. O segundo número será editado em caráter especial com os artigos do Primeiro Seminário de Propriedade Intelectual promovido pelo Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual, Instrumento de Desenvolvimento Econômico e Social, no mês de novembro de 2018. Para os demais números, sucessivamente, os artigos deverão ser encaminhados no período de 01 de janeiro a 30 de dezembro de 2019, em fluxo contínuo, para submissão e avaliação. A publicação será trimestral. Assim, ocorrerá nos anos seguintes.