O DES(P)EJO QUE ME HABITA – A PSICANÁLISE E @S VOLTAS

Autores

  • Claudia Aparecida de Oliveira Leite FUNEDI-UEMG

DOI:

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2020.v18i2.46-57

Palavras-chave:

Psicanálise, Freud, Lacan, Memória, Literatura, Arte, Clínica

Resumo

O livro Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, impactou a sociedade por revelar a realidade da favela. Sendo assim, aquilo que deveria permanecer escondido vem à luz revelando um “fruto estranho”. Recuperamos o primeiro anúncio que Freud nos traz em seu trabalho Das Unheimliche (1919), quando ele ressalta que estamos na fronteira da estética ao nos ocuparmos do tema do estranho. Porém, o modo como a Psicanálise se aproxima desse tema revela seu aspecto fugidio e radicalmente intraduzível. O presente trabalho circula entre o que Freud nos ensina sobre o estranho e o que Carolina denuncia com sua letra: a estreita relação entre a escrita e o corpo. Nesse sentido, articulamos o estranho em três tempos: Tempo de ler, Tempo de escrever e Tempo de estranhar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Aparecida de Oliveira Leite, FUNEDI-UEMG

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FUNEDI-UEMG), mestrado em Linguística (2004) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em Clínica Psicanalítica do Sujeito e do laço social (Laboratoire Clinique Psychopatologique et Interculturelle / Université Toulouse II - Mirail). Pesquisadora associada do Centro de Pesquisa Outrarte (IEL/Unicamp), membro do Projeto $EMA$OMa ( IEL/UNICAMP). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Psicanálise: clínica, política e cultura" (UFBA). Docente do Curso de Psicologia da UEMG - Divinópolis. Membro fundadora do Parlêtre: Psicanálise, Pesquisa e Transmissão (Divinópolis /MG). Endereço: Rua Resplendor, 57 Bairro Bom Pastor Divinópolis Minas Gerais Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-25

Como Citar

LEITE, C. A. de O. O DES(P)EJO QUE ME HABITA – A PSICANÁLISE E @S VOLTAS. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 46–57, 2020. DOI: 10.9789/1679-9887.2020.v18i2.46-57. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/10764. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres