A voz em “porte (a) faux”: uma nota desafinada do olhar

an out-of-tune note of the look

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/pb.v20i1.12-30

Palavras-chave:

alucinação, objeto a, punção, olhar, voz

Resumo

A voz do neurótico caminha em porte-à-faux na corda bamba do sintoma. O psicótico, por sua vez, se acoplará ao chamado do Outro e as vozes alucinadas deste, ele as tornará suas. Entre o neurótico e seu objeto a, a punção da fantasia. Entre o psicótico e seu objeto a, um punho-som que, através da alucinação, esmaga o objeto a em seu bolso. Tanto para o neurótico quanto para o psicótico, a relação com o objeto o faz avançar tal qual um equilibrista em porte-à-faux, que escreveremos doravante como porte(a)faux. Corpo herético a ele mesmo e à cultura, o que ele dá a ouvir deste real da voz?

Permitimo-nos aprender com a personagem de Marguerite, Diva de pacotilha cantando magistralmente desafinado, e nos interrogamos sobre este ponto de suporte que ela busca no olhar do outro, até recolocar sua voz no caminho da afinação, o que nos lembra o que Lacan diz no seminário O Sinthoma: “Em que a arte, o artesanato, pode desfazer, se assim posso dizer, o que se impõe do sintoma? A saber, a verdade”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claire Gillie

Psicanalista

Doutora em Antropologia Psicanalítica (Université Paris 7)

Membro do Espace analytique (A.M.e) e da Fondation européenne pour la psychanalyse

Presidente e membro do CRIVA (Cercle de Recherche International Voix Analyse)

Membro associado do CRPMS (Centre de recherches psychanalyse, médecine et société, Université de Paris), responsável da Especialização (D.U.) Voix et symptômes, psychopathologie et clinique de la voix.

Professora Titular de Musicologia

Downloads

Publicado

2022-09-08

Como Citar

GILLIE, C.; MATTOS-AVRIL, R. A voz em “porte (a) faux”: uma nota desafinada do olhar: an out-of-tune note of the look. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 12–30, 2022. DOI: 10.9789/pb.v20i1.12-30. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/12006. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos