O desejo de saber no envelhecimento como uma forma especial de sublimação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/pb.v20i1.133-143

Palavras-chave:

psicanálise, envelhecimento, sublimação, saúde coletiva, metapsicologia

Resumo

O conceito de sublimação atravessa toda a obra freudiana, tomando contornos diferentes. Sua construção é exemplar de uma prática teórica sempre inacabada e renovada, que exigiu de Freud a transformação das formas de satisfação parcial das pulsões tanto em relação aos seus objetivos quanto aos seus objetos, sempre de forma singular, por um determinado sujeito na cultura. Trata-se assim de um conceito psicanalítico de grande valia não só para a psicanálise como também para a Medicina e para a Saúde Coletiva, com quem dialogo neste momento. Consideramos que ele pode contribuir para o esclarecimento das bases psíquicas do envelhecimento ativo e saudável, tão justamente valorizado pelas instituições de saúde que se preocupam com o melhor estar de uma sociedade global cada vez mais longeva. Este é o caso da Universidade Aberta da Terceira Idade – UnATI/UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), onde realizamos em 2022 um curso de Psicanálise como saber transformador em qualquer idade, para leigos, com mais de 60 anos, inédito neste formato regular quinzenal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucia Peixoto Dunley

Psicanalista.
Professora convidada do Mestrado Profissional em Psicanálise e Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
Professora convidada da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI/UERJ).
Graduação em Medicina (UFRJ).
Especialização em Biofísica (Instituto de Biofísica/UFRJ).
Mestre em Teoria Psicanalítica (Instituto de Psicologia/UFRJ).
Doutora em Sistemas do Pensamento (Escola de Comunicação/UFRJ).
Pós-doutorado em Teoria Crítica Social (Escola de Serviço Social/-UFRJ) e Pós-doutorado em Comunicação Comunitária (ECO/UFRJ).

Downloads

Publicado

2022-09-08

Como Citar

PEIXOTO DUNLEY, G. O desejo de saber no envelhecimento como uma forma especial de sublimação. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 133–143, 2022. DOI: 10.9789/pb.v20i1.133-143. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/12115. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios