Edições anteriores

  • v. 19 n. 2 (2021)

    Imagem da Capa:

    Foto de autoria de Megs Harrison

    Fonte: unsplash.com

    Psicanálise & Barroco em revista é uma publicação do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

  • Imagem: O êxtase de Santa Teresa

    v. 19 n. 1 (2021)

    A décima nona edição da Psicanálise & Barroco em revista tem um sentido especial para nós editores, dado que são dezenove anos de insistência na transmissão da psicanálise e de suas conexões por meio da escrita. Nesse tempo, várias mãos ajudaram a sustentar esse projeto permeado pela ética e pelo acolhimento. Não temos como mencionar aqui todos os que já colaboraram, desde alunos bolsistas da graduação, do mestrado e doutorado, e professores engajados com a proposta, mas queremos agradecer a todos que de alguma forma acreditaram que era possível dar continuidade a esse projeto, a despeito de todas as dificuldades, de todos os percalços que surgiram ao longo do caminho. Esperançosos de que este novo ciclo que se inicia seja permeado pela fecundidade, os convidamos a ler os belíssimos artigos que compõem o volume 1 da décima nona edição da Psicanálise e Barroco em revista.

  • v. 18 n. 2 (2020)

    Estamos fechando esse ano, totalmente atípico, com a sensação de termos saído de uma grande batalha, de uma guerra que ainda resta vencer. Sairemos desse ano, mas certamente ele não sairá de nós. Em um clima ainda conturbado, dado que ainda não sabemos o que essa pandemia ainda vai nos exigir que lançamos mais esse número de nossa Revista. A publicação desta edição, testemunha o esforço de tantas pessoas que fizeram da escrita, um meio para atravessar esse momento turbulento que vivemos. Não tem sido fácil, mas quem disse que seria? Vida é insistência, é teimosia pura! Diante de tantas percas, vamos juntando o que resta e ver o que é possível criar. Foi com esse espírito que fechamos esta edição, que conta com artigos interessantíssimos. O convidamos à leitura!
  • v. 18 n. 1 (2020)

    No que tange à arte ou ciência de governar a psicanálise só pode ser afeita a políticas não totalitárias, não excludentes, não genocidas, não fascistas. É apenas com essas políticas que a dimensão cidadã, da atividade de um psicanalista pode se comprometer. Pelo fundamento da livre circulação da palavra, no qual a psicanálise foi inventada e prosperou, é em defesa de políticas não totalitárias que faz sentido sua militância nos coletivos diversos nos quais ela se engaja....

  • v. 17 n. 3 (2019)

    Com muita alegria, abrimos esta edição trazendo na seção de artigos temáticos, que versa sobre a temática da memória, da voz, da música e das musicalidades em psicanálise, três instigantes artigos que abrangem com pertinência o cruzamento entre psicanálise e cultura. Em consonância com a Edição Especial de Psicanálise & Barroco em Revista sobre o tema “Psicanálise e Política: versões e reversões do mundo e do imundo” lançado no mês de Outubro deste ano, abrimos este número com um escrito do psicanalista Jean-Michel Vivès que é, ao mesmo tempo, uma reflexão profunda sobre a incidência da voz – em sua vertente superegóica – em diferentes correntes políticas autoritárias e, principalmente, um convite, um chamado, à criação de outras saídas e escolhas possíveis que confirmem a dimensão desejante dos sujeitos. 

  • v. 17 n. 2 (2019)

    Inspirada pela iniciativa da Revue Psychologie Clinique sob o projeto de Olivier Douville, Luis Eduardo Prado de Oliveira que recolheu, traduziu e editou diversos textos que compuseram na revista mencionada, uma seção intitulada: “A psicanálise na tormenta: testemunho de brasileiros”, tivemos a ideia de publicarmos o presente número especial intitulado: Psicanálise e Política: versões e reversões do mundo e do imundo. Para tal, convidamos a escrever, tanto alguns colegas que já haviam colaborado com referida revista, quanto vários outros psicanalistas ou não, que pudessem se pronunciar sobre as memórias desses tempos conturbados. 

  • v. 17 n. 1 (2019)

    Graças ao esforço de nossa equipe editorial é com alegria que informamos aos nossos leitores que todos os artigos publicados em Psicanálise e Barroco em Revista, desde 2003, encontram-se disponíveis para serem consultados na plataforma SEER, no portal de Periódicos da UNIRIO.

1-25 de 40