Utilização da metodologia ativa de ensino na capacitação de intubação orotraqueal em paciente com Covid-19 em uma Universidade Federal de Ensino

Autores

  • Victor da Silva Siqueira Universidade Federal de Jataí (UFJ - Jataí/GO, Brasil).
  • Jacqueline Rodrigues do Carmo Cavalcante Universidade Federal de Jataí (UFJ - Jataí/GO, Brasil).
  • Jéssica Ribeiro Magalhães Universidade Federal de Jataí (UFJ - Jataí/GO, Brasil).
  • Danilo Lopes Assis Universidade Federal de Jataí (UFJ - Jataí/GO, Brasil).
  • Juliano Oliveira Rocha Universidade Federal de Jataí (UFJ - Jataí/GO, Brasil).
  • Hanstter Hallison Alves Rezende Universidade Federal de Jataí (UFJ - Jataí/GO, Brasil).

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i2.80-97

Resumo

Devido à pandemia causada pelo SARS-CoV-2, fizeram-se necessárias mudanças na conduta terapêutica frente a complicações respiratórias, decorrentes da infecção pelo novo coronavírus. Esta ação de extensão viabilizou a atualização de médicos,da rede municipal de saúde do município de Jataí, Goiás, mediante o treinamento sobre intubação, realizado em ambiente controlado. Nesse treinamento, foram abordadas as atualizações sobre o manejo adequado das vias aéreas do paciente grave, através da simulação realística de uma situação problema, um caso clínico de um paciente hospitalizado com necessidade de intervenção precoce, e realização da técnica de sequência rápida de intubação orotraqueal. A proposta proporcionou a aproximação do ambiente acadêmico com a assistência que acontece no cotidiano dos diversos serviços de saúde, o que poderá favorecer a atenção qualificada, o manejo adequado dos pacientes acometidos por Covid-19, garantindo a segurança do paciente e a melhoria do ambiente organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor da Silva Siqueira, Universidade Federal de Jataí (UFJ - Jataí/GO, Brasil).

Técnico administrativo em educação do curso de Medicina (UFJ). Especialista em Unidade de Terapia Intensiva (DELTA)

Jacqueline Rodrigues do Carmo Cavalcante, Universidade Federal de Jataí (UFJ - Jataí/GO, Brasil).

Professora substituta do curso de Enfermagem (UFJ), técnica administrativa em educação do curso de Medicina (UFJ). Mestra em Educação (UFJ).

Jéssica Ribeiro Magalhães, Universidade Federal de Jataí (UFJ - Jataí/GO, Brasil).

Técnica administrativa em educação do curso de Medicina (UFJ). Mestra em Biociência Animal (UFJ).

Danilo Lopes Assis, Universidade Federal de Jataí (UFJ - Jataí/GO, Brasil).

Professor efetivo do curso de Medicina (UFJ), técnico administrativo em educação do curso de Medicina (UFJ). Mestre em Saúde da Família (ESCS/DF).

Juliano Oliveira Rocha, Universidade Federal de Jataí (UFJ - Jataí/GO, Brasil).

Professor efetivo do curso de Medicina (UFJ). Especialista  em Arritmia Clínica (USP).

Hanstter Hallison Alves Rezende, Universidade Federal de Jataí (UFJ - Jataí/GO, Brasil).

Professor efetivo do curso de Biomedicina (UFJ). Doutor em Medicina Tropical e Saúde Pública (IPTSP-UFG).

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

Siqueira, V. da S., Cavalcante, J. R. do C., Magalhães, J. R., Assis, D. L., Rocha, J. O., & Rezende, H. H. A. (2020). Utilização da metodologia ativa de ensino na capacitação de intubação orotraqueal em paciente com Covid-19 em uma Universidade Federal de Ensino. RAÍZES E RUMOS, 8(2), 80–97. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i2.80-97