Ciclo de Debates “5ª com NEsCaFe das Cinco”

carnaval, saberes e prazeres da folia brasileira

Autores

  • Helenise Guimarães Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Clark Mangabeira Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal de Mato Grosso
  • Leonardo Augusto de Jesus Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carlos Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i1.147-158

Palavras-chave:

Festas Populares, Extensão Universitária, Internet, NEsCAFE

Resumo

Trata-se de um relato de experiência de projeto de extensão universitária, cuja ação foi proposta e executada pelo Núcleo de Estudos de Carnavais e Festas – NEsCaFe – da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. A ação organizou mesas-redondas no formato online para discussão e debate de temas ligados aos carnavais e festas populares brasileiras, a partir das perspectivas e compartilhamento de saberes integrados de pesquisadores, professores, mestras e mestres da Cultura Popular e carnavalescos. O resultado foi uma ação com considerável alcance de público que, em um ano no qual as festividades não aconteceram devido à pandemia da Covid-19, marcou o calendário acadêmico de pesquisas sobre as festas brasileiras, interseccionando saberes e articulando redes de pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helenise Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em Artes Visuais, líder do Núcleo de estudos de Carnavais e Festas (NesCaFe)

Clark Mangabeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal de Mato Grosso

Docente da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Leonardo Augusto de Jesus, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Discente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Carlos Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Discente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Referências

CAVALCANTI, Maria Laura; GONÇALVES, Renta de Sá. Apresentação. In: CAVALCANTI, Maria Laura; GONÇALVES, Renta de Sá (orgs.). A falta que a festa faz: celebrações populares e antropologia na pandemia. Rio de Janeiro: Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021, p. 8 – 21.

LEAL, João. A falta que a festa faz. In: CAVALCANTI, Maria Laura; GONÇALVES, Renta de Sá (orgs.). A falta que a festa faz: celebrações populares e antropologia na pandemia. Rio de Janeiro: Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021, p. 22 - 37.

NESCAFE. Disponível em . Acesso em: 7 de abril de 2022.

Downloads

Publicado

2022-09-22

Como Citar

Guimarães, H. ., Mangabeira, C. ., de Jesus, L. A. ., & Carvalho, C. . (2022). Ciclo de Debates “5ª com NEsCaFe das Cinco”: carnaval, saberes e prazeres da folia brasileira. RAÍZES E RUMOS, 10(1), 147–158. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i1.147-158