O impacto da pandemia nas vozes de jovens do Ensino Médio das escolas públicas do Estado de Minas Gerais

Autores

  • Monica Izilda Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Daniel Fernando Bovolenta Ovigli Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i2.30-51

Palavras-chave:

Ensino Médio, Pandemia, Jovens

Resumo

O artigo aborda de forma preliminar os impactos da pandemia da Covid-19, considerando as vozes de jovens do Ensino Médio de diferentes escolas públicas, situadas em diferentes realidades do Estado de Minas Gerais. Para tanto, baseamo-nos na técnica de pesquisa qualitativa grupo focal, a partir da interação entre quinze jovens, de forma a revelar suas percepções. As falas do grupo foram transcritas e analisadas em acordo com a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011), organizadas a partir das categorias: (i) quem são os jovens pesquisados; (ii) jovens em ação; (iii) os jovens e a escola na pandemia; (iv) ensino remoto das escolas públicas; (v) ser jovem da escola pública na pandemia. A análise e a interpretação das vozes dos jovens revelam desafios urgentes frente às adversidades impostas pelo cenário pandêmico o que enseja, por parte das políticas educacionais, a busca pela permanência desses jovens no Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Izilda Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM e mestra em Educação pelo mesmo programa. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelas Faculdades Integradas Claretianas  e graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro. Especialista em Educação Matemática e em Supervisão e Inspeção Escolares. É servidora efetiva da SEEMG, atua como Analista na Divisão Pedagógica. Atuou na organização e produção de dados e informações educacionais e na organização de eventos educacionais.

Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

É licenciado em Ciências Exatas - Habilitação Matemática pela Universidade de São Paulo (USP), licenciado em Ciências Biológicas, especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática e em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, ambas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Educação [linha de pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática] pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar) e doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Atualmente é professor do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde atua no curso de graduação em Licenciatura em Educação do Campo: áreas do conhecimento Ciências da Natureza e Matemática e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFTM) e Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC - https://genfec.com.br/), membro da Red de Investigación Sobre Enseñanza de la Investigación (RISEI), da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) e da Global Edu-Leaders. Em seu currículo os termos mais ocorrentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação em ciências, educação matemática, divulgação científica, museus de ciências e formação de professores.

Referências

ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G.; WAISELFISZ, J. Juventudes na Escola, Sentidos e Buscas: por que frequentam? Flasco-Brasil, OEI - MEC, 2015.

AMORIM, J. A.; MISKULIN, R. G. S. Multimídia para educação e formação de professores em tecnologias digitais. Revista de Educação PUC-Campinas, n.29, p.223-243, jul./dez., 2010.

BIKLEN, S., BOGDAN, R. Investigação Qualitativa em Educação. Porto Editora, Portugal, 1994.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em http:www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituição.htm. Acesso em 25 out. 2021.

______. Lei nº 12.852, de 05 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE. Disponível em: (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm), acesso em 25/10/2021.

CORROCHANO, M. Jovens olhares sobre o trabalho: um estudo dos jovens operários e operárias de São Bernardo do Campo. Dissertação de mestrado, São Paulo, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, acesso 2022.

DAYRELL, J. A escola faz Juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade, Campinas, v.28, n.100, p.1105-1128, out.2007.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (orgs). Métodos de Pesquisa. 1ª Ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em:https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/52806/000728684.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 3 set. 2021.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Disponível em: . ... IBGE. Pesquisa de Indicadores Sociais, 2019.

KRAWCZYK, N.; ZAN, D. Resiliência ou resistência: um dilema social pós-pandemia. [S. l.], v. 15, n. 1, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/119966. Acesso em: 10 nov. 2022.

____________________. Educação e Juventudes sob fortes ameaças. Disponível: https://www.anped.org.br/news/educacao-e-juventude-sob-fortes-ameacas-colaboracao-de-texto-por-dirce-zan-unicamp-gt-03-nora, acesso09/12/2021.

LEÃO, G.; CARMO, H. C. Os Jovens e a Escola. Cadernos Temáticos: juventude brasileira e Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 37, 2020.

MEC: Brasília - DF, 2008. BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE). Lei Federal n.º 10.172, de 9/01/2001.

MINAS GERAIS, SEE. Planos de Estudos Tutorados 2022. Disponível em: https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/pets, acesso 09/12/2021.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. Corona vírus: o que você precisa saber e como prevenir o contágio. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br, acesso em:25 out. 2021.

OLIVEIRA, R. O Ensino Médio e a inserção juvenil no mercado de trabalho, In Trabalho, Educação e Saúde. RJ: v.16, n.1, jan/abr 2018.

Pais, José Machado. A esperança em gerações de futuro sombrio. Estudos Avançados [online]. 2012, v. 26, n. 75 [Acessado 10 Novembro 2022], pp. 267-280. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-40142012000200018>. Epub 25 Jul 2012. ISSN 1806-9592. https://doi.org/10.1590/S0103-40142012000200018.

PATRIOLINO, L. Em meio à crise, Enem 2021 tem 26% de abstenção no país. Correio Brasiliense. Disponível: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/11/4964903-em-meio-a-crise-enem-2021-tem-26-de-abstencao-no-pais.html, acesso dia 20/11/2021.

PINTO, P. G.; MAYORGA, C. JUVENTUDE E PENTECOSTALISMO: PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM CONTEXTO DE FAVELA. Disponível: http://www.unicap.br/jubra/wp-content/uploads/2012/10/TRABALHO-18.pdf, acesso dia 09/12/2021.

REIS, T. B. et al. A prática do home office em períodos de isolamento social. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento do ISECENSA, 2020.

SALES, S.R.; EVANGELISTA, G. R. AMOR, coragem! Dilemas e Possibilidades na relação com estudantes em tempo de pandemia. Revista da Escola, Brasília, v.14, n.30, p. 858-875, set/dez/2020.

SILVA, L. et al. Educadores Frente à Pandemia: Dilemas e Intervenções alternativas para Coordenadores e Docentes. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 7, p. 53-64, 2020.

SILVA, M. I. Olhares Juvenis para as escolas- gaiolas ou asas? Um estudo em Uberaba-MG. Dissertação Mestrado em Educação. Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba-MG, 2019.

SILVA, RITA DE CÁSSIA DA CRUZ e PIERRO, MARIA CLARA DIOS IMPACTOS DA COVID-19 NOS DIREITOS EDUCATIVOS DE MIGRANTES E REFUGIADOS ADULTOS - NOTAS DE PESQUISA. Educação em Revista [online]. 2022, v. 38 [Acessado 10 Novembro 2022], e34185. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-469834185>. Epub 10 Jun 2022. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-469834185.

SPÓSITO, M.; AlMEIDA, E. Jovens do Ensino Médio e participação na esfera escolar: um estudo transnacional, In Estudos Avançados, 34 (99), 2020.

SPÓSITO, M.; SOUZA, R.; SILVA, F. A pesquisa sobre jovens no Brasil: traçando novos desafios a partir de dados quantitativos, In Educação e Pesquisa, v.44, 2018.

ZAN, D.; KRAWCZYK, N. Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil. Retratos da Escola, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 607–620, 2020. DOI: 10.22420/rde.v13i27.1032. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1032. Acesso em: 18 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Silva, M. I., & Fernando Bovolenta Ovigli, D. . (2022). O impacto da pandemia nas vozes de jovens do Ensino Médio das escolas públicas do Estado de Minas Gerais. RAÍZES E RUMOS, 10(2), 30–51. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i2.30-51