Maternagem, Mídia e Infância: principais desafios e aprendizados do projeto @mmi.ufpe

Autores

  • Profa. Dra. Maria Collier de Mendonça Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Rodrigo Phelipe Rodrigues Lopes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Marília Felix de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Viviane Maria Alves dos Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Profa. Dra. Brenda Lyra Guedes Universidade Federal do Ceará (UFC) / Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Prof. Dr. Rogério Covaleski Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i2.140-149

Palavras-chave:

Maternagem, Mídia, Infância, Comunicação, Consumo, Covid-19

Resumo

Este relato de experiência apresenta o projeto de Extensão Maternagem, Mídia e Infância. Esta atividade extensionista objetivou debater como processos de comunicação e produções midiáticas interagem com a maternagem e a infância contemporâneas. Para tanto, realizamos encontros remotos no Google Meet®, lives no YouTube® e programas para a emissora-escola da UFPE Rádio Paulo Freire AM, também publicados como podcasts no Spotify®. Até agosto de 2022, as sete lives realizadas no YouTube® alcançaram, ao todo, 1000 visualizações e os seis podcasts no Spotify® receberam cerca de 100 reproduções, enquanto o perfil do Instagram® (@mmi.ufpe) ultrapassou a marca de 460 seguidores. Neste texto, descrevemos as motivações que inspiraram o projeto, suas fundamentações teórico-metodológicas e alguns resultados. Por fim, são indicados os próximos passos do segundo ano do projeto, com início em setembro de 2022.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Profa. Dra. Maria Collier de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi bolsista CAPES PNPD durante seu estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora (2014) e mestra (2010) em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Realizou estágio de doutorado sanduíche na York University, em Toronto, Canadá (2013), como bolsista CAPES. Foi bolsista CAPES no mestrado e doutorado. Bacharela em Comunicação Social com Habilitação para Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP (1993). Atuou por mais de 20 anos em planejamento de comunicação, pesquisa de marketing e opinião pública. Trabalhou nas áreas de atendimento, planejamento e pesquisa das agências de publicidade e institutos de pesquisa: Ogilvy & Mather, Young & Rubicam, Talent, Research International, Loducca e JW Thompson. Pesquisou o tema das representações maternas na publicidade no mestrado e doutorado. Participa dos grupos de pesquisa CNPq PHiNC (Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo, UFPE) e Comunicação, Gênero e Desigualdades, UFSM. É autora de artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e exterior. Coordena o projeto de extensão Maternagem, Mídia e Infância (MMI UFPE). É mãe de uma filha. É pesquisadora associada ao IAMAS (International Association of Maternal Action and Scholarship).

Rodrigo Phelipe Rodrigues Lopes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Comunicação (PPGCOM / UFPE). Membro do Grupo de Pesquisa Publicidade Híbrida e Narrativas do Consumo (PHiNC) [UFPE / CNPq], liderado pelo Prof. Dr. Rogério Covaleski. Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UFPE). Colaborador voluntário no projeto de extensão Maternagem, Mídia e Infância (MMI UFPE). Foi bolsista FACEPE (2019-2021) e PIBIC / CNPq (2017-2018). Seus interesses de pesquisa e assuntos de publicações anteriores são: Infância; Gênero; Consumo; Identidade; Tween; Publicidade Infantil; Brinquedos. Publicou artigos em anais de eventos em nível regional, nacional e internacional e trabalhos em livros de formato impresso e digital. Desempenhou estágio-docência na UFPE (2020), ministrando a disciplina de Mídia e Infância para alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Comunicação Social - Rádio, TV e Internet.

Marília Felix de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Extensionista voluntária do Projeto de Extensão Maternagem, Mídia e Infância da UFPE.

Viviane Maria Alves dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduanda em Jornalismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Extensionista voluntária no projeto de Maternagem, Mídia e Infância (MMI UFPE).

Profa. Dra. Brenda Lyra Guedes, Universidade Federal do Ceará (UFC) / Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora e Mestra em Comunicação pelo PPGCOM da Universidade Federal de Pernambuco, com experiência sanduíche junto à Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona - Espanha; Bacharela em Comunicação - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. Autora no livro Publicidade e Consumo: Entretenimento Infância Mídias Sociais (2016). Organizadora dos livros Infâncias, Juventudes e debates emergentes em Comunicação (2020); Comunicação e Infância (2017) e Culturas Infantis do Consumo (2014). Membra dos Grupos de Pesquisa do CNPq Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo (PPGCOM/UFPE) e Ética na Sociedade de Consumo (PPGMC/UFF). Colaboradora voluntária no projeto de extensão Maternagem, Mídia e Infância (MMI UFPE). Tem experiência na área de comunicação, com ênfase nos estudos sobre a relação que se estabelece entre Mídia e Infância, atuando principalmente com as seguintes temáticas: infância, publicidade, consumo, mídias e literacia publicitária. 

Prof. Dr. Rogério Covaleski, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Realizou pós-doutorado em Conteúdo de Marca na Universitat Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha), é Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP), Especialista em Propaganda e Marketing (ISPG/SPEI) e Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (PUC-PR). Anteriormente, foi Diretor-assistente de IES; coordenador de cursos de Graduação e Pós-graduação na área de Comunicação Social; em empresas de TI, foi Diretor de Marketing e Exportações. Desde 1988, acumula experiências no mercado profissional de comunicação - em agências, anunciantes, veículos e fornecedores - no ambiente acadêmico, desde 2000, como professor, pesquisador e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação na área de Comunicação. Autor dos livros Cinema, publicidade, interfaces (2009), Publicidade híbrida" (2010) e Idiossincrasias publicitárias (2013), publicados pela Maxi Editora; Cinema e Publicidade: intertextos e hibridismos (2015), publicado pela Confraria do Vento; e Da Publicidade ao Consumo: ativismos, reconfigurações, interações (2020), publicado pela UFPE. Atualmente, é professor associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco e professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) na mesma IES, do qual foi coordenador de 2016 a 2018. É líder do Grupo de Pesquisa Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo (PPGCOM/UFPE), foi vice-coordenador e atualmente é colaborador voluntário do projeto de extensão Maternagem, Mídia e Infância (MMI UFPE). Foi pesquisador com bolsa produtividade PQ2/CNPq (triênio 2015-2017).

Referências

BUCKINGHAM, David. Crescer na Era das Mídias Eletrônicas. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

COLLIER DE MENDONÇA, Maria. Grávidas, mães e a comunicação publicitária. Uma análise semiótica das representações da gravidez e maternidade na publicidade contemporânea de mídia impressa. 2010. Dissertação de Mestrado (Comunicação e Semiótica). Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

COLLIER DE MENDONÇA, Maria. A maternidade na publicidade. Uma análise qualitativa e semiótica em São Paulo e Toronto. 2014. Tese de Doutorado (Comunicação e Semiótica). Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

COLLIER DE MENDONÇA, Maria. Maternidade e maternagem: os assuntos pendentes do feminismo. Revista Ártemis, [S. l.], v. 31, n. 1, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2021v31n1.54296. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/54296. Acesso em: 8 out. 2021.

COLLIER DE MENDONÇA, Maria; OLIVEIRA-CRUZ, Milena Freire de. The Challenges of being a mother and an academic researcher during the COVID-19 pandemic in Brazil. Journal of the Motherhood Initiative for Research and Community Involvement, v. 11, n.2/ v12 n.1, p. 287-308, 2020. Disponível em: https://jarm.journals.yorku.ca/index.php/jarm/article/view/40621. Acesso em: 30 abr. 2021.

GUEDES, Brenda; COVALESKI, Rogério. Mídia e Infância: uma experiência perpassada pelo exercício da literacia publicitária. In: COVALESKI, Rogério. Da publicidade ao consumo: ativismos, reconfigurações, interações. Recife: Ed. UFPE, 2020, pp. 33-57.

GUEDES, Brenda; CARVALHO, Bárbara J. de (Org.). Infâncias, juventudes e debates emergentes em comunicação. 1ª. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=oS0NEAAAQBAJ&lpg=PP1&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 27 abr. 2021.

GUEDES, Brenda Lyra. Publicidade e infância: representações e discursos em uma arena de disputas de sentidos. Recife, 2014. 125 f. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação.

LIMA, Antônia Nirvana Gregório; SANTOS, Débora Maria dos; COVALESKI, Rogério Luiz. Seu Filho Está on-line: Segurança Digital de Crianças e Controle Parental no TikTok. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação,

INTERCOM, 2020. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2020. Disponível em: http://www.intercom.org.br/sis/eventos/2020/resumos/R15-0680-2.pdf. Acesso: 30 abr. 2021.

OLIVEIRA-CRUZ, Milena Freire de; MENDONÇA, Maria Collier de (Org.). Maternidade nas Mídias. Santa Maria: Editora FACOS UFSM, 2021.

O’REILLY, Andrea. Maternal Theory: Essential Readings. Bradford: Demeter Press, 2007.

O’REILLY, Andrea. Matricentric Feminism. Theory, Activism, Practice. Bradford: Demeter Press, 2016.

O’REILLY, Andrea. “Trying to Function in the Unfunctionable”: Mothers and COVID-19. Journal of the Motherhood Initiative for Research and Community Involvement, v.11, n.1, 2020. Disponível em: https://jarm.journals.yorku.ca/index.php/jarm/article/view/40588/36759. Acesso em: 30 abr. 2021.

O’REILLY, Andrea; GREEN, Fiona J. Mothers, Mothering and Covid-19: Dispatches from a Pandemic. Bradford: Demeter Press, 2021.

PARENT IN SCIENCE. Produtividade acadêmica durante a pandemia: efeitos de gênero, raça e parentalidade. Levantamento realizado pelo Movimento Parent in Science durante o isolamento social relativo à Covid-19 Informativo Parent in Science, 03 jul. 2020. Disponível em: https://www.parentinscience.com/. Acesso em: 30 abr. 2021.

RICH, Adrienne. Of Woman Born. Motherhood as Experience and Institution. New York: Norton & Company, 1976.

RUDDICK, Sara. Maternal Thinking. Towards a Politics of Peace. Feminist Studies, v.6, n.2, p.342-367, 1980. Disponível em: https://doi.org/10.2307/3177749

SANTOS, Débora M.; LOPES, Rodrigo P. R.; COLLIER DE MENDONÇA, Maria. Mídia e Infância: uma temática que ainda mobiliza mais autoras mulheres? Reflexões a partir dos anais do Comunicon. In: 8° Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. Comunicon, 2021 Anais [...]. São Paulo, ESPM-SP. Disponível em: https://comunicon.espm.edu.br/gtsposgraduacao/. Acesso: 08 out. 2021.

SOARES, Ana Carolina E. C.; CIDADE, Camilla de A. S.; CARDOSO, Vanessa C. (Org.). Maternidades plurais: os diferentes relatos, aventuras e oceanos das mães cientistas na pandemia. Belford Roxo: Editora Bindi, 2020. Disponível em: https://www.editorabindi.com.br/. Acesso em: 30 abr. 2021.

TOMAZ, Renata. O que você vai ser antes de crescer: youtubers, infância e celebridade. 2017. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura). Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

TOMAZ, Renata; MARÔPO, Lídia. Mídia e infância: perspectivas comunicacionais para a vida cotidiana das crianças. Revista Mídia e Cotidiano, v. 14, n. 1, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/40738. Acesso em: 30 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Collier de Mendonça, M., Rodrigues Lopes, R. P., Felix de Carvalho, M., Alves dos Santos, V. M., Lyra Guedes, B., & Covaleski, R. L. (2022). Maternagem, Mídia e Infância: principais desafios e aprendizados do projeto @mmi.ufpe. RAÍZES E RUMOS, 10(2), 140–149. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i2.140-149