Relato de Experiência Extensionista sobre a aplicação do Programa Candeia

Promovendo autonomia de adolescentes em acolhimento institucional

Autores

  • Ellen Karoline Claudino Antunes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Luana Luiza Galoni Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Grazielly Ribas Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Ana Cláudia de Azevedo Peixoto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i2.52-61

Palavras-chave:

Programa Candeia, Acolhimento Institucional, Adolescência, Desligamento por maioridade, Autonomia

Resumo

O presente relato de experiência se refere ao projeto de iniciação científica e extensão da pesquisa intitulada “Avaliação de Programas de Intervenção com Adolescentes Acolhidas Institucionalmente”, a qual contou com um estudo piloto para o desenvolvimento do Programa Candeia, um programa que visa promover a autonomia de adolescentes em acolhimento institucional, elaborado enquanto projeto de pesquisa de doutoramento. A aplicação do Programa Candeia foi realizada durante 15 encontros remotos com uma adolescente em processo de desligamento institucional por maioridade, com duração de 50 minutos a 120 minutos. Os resultados dessa pesquisa expuseram a necessidade e a importância de estudos e programas brasileiros que tenham o objetivo da promoção e desenvolvimento da autonomia de adolescentes em acolhimento institucional, assim como a urgência em capacitar os funcionários dessas instituições para prepararem de maneira eficaz os adolescentes prestes a completarem a maioridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Karoline Claudino Antunes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Luana Luiza Galoni, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Grazielly Ribas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Ana Cláudia de Azevedo Peixoto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Docente do curso de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Referências

ANTÃO, S. D.; PEIXOTO, A. C. A. Intervenções direcionadas para crianças em vulnerabilidade social: uma Revisão Integrativa da Literatura. In Mosaico- Revista Multidisciplinar de Humanidades, Vassouras, 12(2), p.41-49, 2021.

ANTUNES, E. K. C. Estudo de Caso sobre a aplicação do Programa Candeia: Desenvolvendo autonomia com uma adolescente recém desinstitucionalizada (Trabalho de Conclusão de Curso). Instituto de Educação, Departamento de Psicologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, 2022.

BASTOS, R. O. Projeto de vida de adolescentes institucionalizados. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal, 2014.

BERTI, V. M.; RAHIM, S. T. Um estudo do projeto de vida profissional de adolescentes do terceiro ano do ensino médio da rede estadual em uma cidade do sul de Santa Catarina. (Trabalho de conclusão de curso) Curso Bacharelado em Psicologia, Universidade do Sul de Santa Catarina, 2019.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei Federal n.° 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/crianca-e-adolescente/publicacoes/eca_digital_Defeso_V2.pdf.

CALABAR, F. P. Desenvolvimento socioemocional de adolescentes em acolhimento institucional e habilidades sociais educativas de seus educadores sociais: avaliação e grupo psicoeducativo. 2022. p. 53-62. Tese (Doutorado em Psicologia Social) Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.

DOS SANTOS, G. A. B.; PEIXOTO, A. C. A.; ANDRADE, M. A. R. L. Prevenção à violência infantil utilizando o programa ACT - Raising Safe Kids. In Revista Mosaico, 12(1), p. 76-85, 2021.

GALONI, L. L.; PEIXOTO A. C. A. Inserção Ecológica em pesquisa com adolescentes do sexo feminino em acolhimento institucional: Analisando o processo de desligamento institucional por maioridade. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.

GALONI, L. L.; PEIXOTO, A. C. A; RIBAS, G. O. Projeto Candeia: Promovendo autonomia de adolescentes em acolhimento institucional. (Projeto de extensão). Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PPGPSI, Universidade Federal Rural do Rio De Janeiro, 2021.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO DE JANEIRO. Módulo Criança e Adolescente. 24o Censo da População Infantojuvenil acolhida. 2019, Disponível em: http://mca.mp.rj.gov.br/24o-censo/.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Conselho Nacional de Saúde. Recomendação Nº 36 de 11 de Maio de 2020. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/1163-recomendac-a-o-n-036-de-11-de-maio-de-2020.

MORÉ, C. L. O. O.; CREPALDI, M. A. O mapa de rede social significativa como instrumento de investigação no contexto da pesquisa qualitativa. In Nova Perspectiva Sistêmica, 21(43), p. 84–98, 2017. Disponível em: https://www.revistanps.com.br/nps/article/view/265.

NASCIMENTO, I. P. Projeto de vida de adolescentes do ensino médio: um estudo psicossocial sobre suas representações. In Imaginario, São Paulo, 12(12), p. 55-80, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-666X2006000100004&lng=pt&nrm=iso.

NOBRE, T. L. A Técnica de construção da “Linha do tempo” como instrumento para anamnese em psicoterapia psicoanalítica. In Revista Augustus, Rio de Janeiro, 24(47), p. 92–113, 2019. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/221.

OLIVEIRA, G. R. Direito à sexualidade de adolescentes acolhidas institucionalmente. (Dissertação do Mestrado) Instituto de Psicologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, 2022.

OLIVEIRA, G. R.; SILVA, J. C. F.; PEIXOTO, A. C. A. Diversidade sexual e de gênero em instituições de acolhimento institucional: a invisibilidade de adolescentes LGBTIQA+. In Revista Mosaico, 11(2), p. 140-145, 2020. Disponível em: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/2305.

PAPALIA, D. E.; FELDMAN, D. Desenvolvimento humano [recurso eletrônico]. VERCESI, C. F. M. P. et al. (Trad.), SILVA, M. C. de V. M. et al. (Rev.), 12. ed., Porto Alegre: AMGH, 2013.

PEREIRA, L. T. K.; GODOY, D. M. A.; TERÇARIOL, D. Estudo de Caso como procedimento de pesquisa científica: reflexão a partir da clínica fonoaudiológica. In Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, 22(3), 2009.

RAMALHO, G. Avaliação sobre vínculo e reinserção familiar em centros de referência especializada em assistência social na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Claudino Antunes, E. K., Galoni, L. L., Ribas, G., & de Azevedo Peixoto, A. C. (2022). Relato de Experiência Extensionista sobre a aplicação do Programa Candeia: Promovendo autonomia de adolescentes em acolhimento institucional. RAÍZES E RUMOS, 10(2), 52–61. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i2.52-61