Extensão universitária (CAp-UERJ) como potência política

ciclo de lives formativas

Autores

  • Camila Gigante Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Ana Lucia de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Letícia Santiago Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i1.53-70

Palavras-chave:

Formação continuada, Extensão Universitária, Práticas docentes

Resumo

A produção universitária tem grande contribuição em políticas educacionais, reconhecendo as três dimensões que a constitui: ensino, pesquisa e extensão. O projeto de extensão “Dialogia: proposta de interação sobre ideias-força da docência” vincula-se ao CAp-UERJ e se produz por meio de pesquisa sobre os processos formativos da comunidade escolar envolvida no fazer educacional. O objetivo deste artigo é apresentar o projeto realizando sua divulgação científica e metodológica que se desenvolve por meio de dinâmicas que fomentam propostas de atividades que envolvem a prática educacional. Compreendemos isso como um fazer político no campo da educação, visto que educação e sociedade não são compreendidas como desarticuladas. Como resultados deste primeiro ano de projeto apontamos os diálogos oportunizados durante nossas práticas, considerando o compartilhamento de ações transformadoras na práxis docente, tornando a prática pedagógica mais política e a política mais pedagógica, buscando a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

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Biografia do Autor

Camila Gigante, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Docente do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Educação

Ana Lucia de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Docente do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Educação

Letícia Santiago, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Discente de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bolsista do projeto de extensão "Dialogia: proposta de interação sobre ideias-força da docência"

Referências

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Publicado

2022-09-22

Como Citar

Gigante, C., Gomes de Souza, A. L., & Santiago Frazão Souza, L. (2022). Extensão universitária (CAp-UERJ) como potência política: ciclo de lives formativas. RAÍZES E RUMOS, 10(1), 53–70. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i1.53-70