“Em estado de criação”: a arte de Habitar-se durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2021.v9i2.125-135

Palavras-chave:

Educação do Sensível, Arte, Habitar-se, Pandemia

Resumo

O Habitar-se é uma ação de extensão criada e proposta por nós, pesquisadores vinculados à Educação Universitária e atuantes também na Educação Básica, em 2020/2021, durante a pandemia do novo coronavírus, por meio de encontros online. Intenciona fortalecer vínculos com a Educação Estética, a Arte e a Formação docente a partir de nossos corpos em movimento. Por meio dele, objetivamos ressaltar a necessidade de vivências que dialoguem com as linguagens artísticas cujo conhecimento advém de um processo que se inicia, perpassa e acontece no/pelo corpo. Partilharemos, por meio de uma das proposições ofertadas por uma artista-professora convidada, algumas das reflexões que as experiências vividas nessa ação de extensão vêm nos convocando. Diante da pandemia, apostamos em ações-frestas como essa, que alarguem o espaço para as Artes na Educação e ampliem as possibilidades de uma Educação Estética, que se faz na/pela relação, tendo a arte e as sensibilidades convidadas ao diálogo.

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Biografia do Autor

Michelle Dantas Ferreira, UNIRIO/SME-RJ

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Prefeitura do Rio de Janeiro há 19 anos, ocupando atualmente a função de Diretora Adjunta de um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP). Pesquisadora do Grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Arte, Troca, Sentidos) vinculado ao NINA (Núcleo Infância, Natureza e Arte) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Orientadora e Avaliadora de TCCs do curso de Pedagogia do consórcio CEDERJ/UNIRIO e UERJ.

Wallace Araujo de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre e Doutorando em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Licenciado em Turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Técnico em Administração pelo Colégio Casimiro de Abreu (COCA) e Artista-Bailarino pelo Sindicado dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ). Atualmente é Docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Patrimonial, no Instituto de Pesquisa e Memória dos Pretos Novos (IPN) e dos Cursos Técnicos do Colégio FLAMA. Pesquisador do PVP Migrantes (CAPES-COFECUB), do Laboratório AfeTAR (UERJ), do Grupo FRESTAS (UNIRIO) e do Observatório de Carnaval (OBCAR-UFRJ), é também Pós-Graduando em Patrimônio Cultural no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ).

Vitória da Silva Bemvenuto Bonifacio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Educadora física formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora de Yoga pela Tradição de Krishnamacharya e mestranda em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integra o grupo de pesquisa Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Troca, Arte e Sentidos (FRESTAS), em que investiga os encontros possíveis entre educação, formação docente, corpo e Yoga.

Juliana de Souza Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Licencianda em Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) onde é pesquisadora do grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Troca, Arte e Sentidos) e atuante no NiNA (Núcleo Infâncias, Natureza e Arte), ambos vinculados à UNIRIO. Foi bolsista de ensino do projeto “A potência dos corpos no encontro: desafios da docência” no ano de 2020 e atualmente é bolsista do Projeto de ensino, pesquisa e extensão "Corpo, Arte e Natureza: investigando metodologias de formação de professores".

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Dantas Ferreira, M., Araujo de Oliveira, W., da Silva Bemvenuto Bonifacio, V. ., & de Souza Ferreira, J. . (2021). “Em estado de criação”: a arte de Habitar-se durante a pandemia. RAÍZES E RUMOS, 9(2), 125–135. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2021.v9i2.125-135