Licenciaturas e Formação de Educadores/as Museais em Debate: relatos da experiência de uma atividade interdisciplinar

Autores

  • Andréa Fernandes Costa Escola de Museologia/UNIRIO e Museu Nacional/UFRJ
  • Jonatan Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Thatiana Antunes Vieira Da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Ana Cristina Prado de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2021.v9i2.136-146

Palavras-chave:

Educação Museal, Licenciaturas, Formação de Educadores Museais

Resumo

Este texto relata a experiência obtida com o Ciclo de Debates “Licenciaturas e Educação Museal: Diálogos Possíveis”, ação extensionista online, realizada em julho de 2020, a partir da iniciativa de docentes e estudantes dos cursos de Museologia e Pedagogia da UNIRIO. O Ciclo se propôs a colocar em tela a discussão sobre a formação de educadores museais brasileiros. Em quatro encontros, que contaram com a participação de especialistas de diferentes áreas e instituições, um fecundo debate foi construído, abrindo portas para futuras iniciativas. A ação recebeu 150 inscrições em menos de 24h e 68 pessoas participaram de, no mínimo, três debates. Um formulário de avaliação online foi respondido por 50 participantes, revelando que a grande maioria dos respondentes consideraram que todos os objetivos do Ciclo foram alcançados e que os encontros foram entre “satisfatórios” e muito “satisfatórios”, além de registrar o interesse de quase todos em participar de ações futuras.

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Biografia do Autor

Andréa Fernandes Costa, Escola de Museologia/UNIRIO e Museu Nacional/UFRJ

Docente do Departamento de Estudos e Processos Museológicos (DEPM) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Jonatan Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Discente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Thatiana Antunes Vieira Da Silva , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Discente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Ana Cristina Prado de Oliveira , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Referências

BRASIL. Ministério do Turismo/Instituto Brasileiro de Museus. Portaria IBRAM Nº 605, de 10 de agosto de 2021. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação Museal - PNEM e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n.153, p.91, 13 ago.2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-ibram-n-605-de-10-de-agosto-de-2021-338090192 . Acesso: 21 ago.2021.

COSTA, Andrea. et al. Educação Museal. In: IBRAM. Instituto Brasileiro de Museus. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018. Disponível em:<https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/Caderno-da-PNEM.pdf>. Acesso em: 20 ago.2021.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Fernandes Costa, A., Silva, J., Antunes Vieira Da Silva , T. ., & Prado de Oliveira , A. C. . (2021). Licenciaturas e Formação de Educadores/as Museais em Debate: relatos da experiência de uma atividade interdisciplinar. RAÍZES E RUMOS, 9(2), 136–146. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2021.v9i2.136-146