Preparando a Performance: Empréstimo Musical em Pós-Tudos de Bruno Ruviaro

Autores

  • Joana Cunha de Holanda UFPel

Palavras-chave:

Empréstimo Musical, Performance, Pós-Tudos

Resumo

Onze dos doze estudos para piano da série Pós-Tudo (2015-2016) do compositor brasileiro Bruno Ruviaro (n.1976) reutilizam e/ou transformam material musical de fontes diversas, da música popular brasileira, música pop americana à música de concerto francesa. O artigo discutirá os processos de “empréstimo musical” (BURKHOLDER, 1994; RUVIARO 2010) em três Pós-Tudos em sua relação com a construção da interpretação. A partir da taxonomia proposta por Burkholder, os processos de empréstimo musical são discutidos do ponto de vista da Performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Cunha de Holanda, UFPel

Joana Holanda possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Artes - University of Iowa (2000), nos Estados Unidos e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Durante o doutorado realizou estágio de pesquisa na City University, em Londres. Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), integra o NuMC- Núcleo de Música Contemporânea da mesma instituição. Dedica-se à pesquisa e interpretação da música contemporânea brasileira. Participou de eventos como “1ª Semana de Música Contemporânea da UFRGS”, 2º FIMC (Bahia), do Festival Contemporâneo-RS (Rio Grande do Sul) da mostra de Música Contemporânea Brasileira promovida pelo NuMC na Maison do Brésil, na França, do Festival de Música de Londrina e da mostra de música contemporânea “Eu gostaria de ouvir”, em Belo Horizonte. Integrou a equipe organizadora de eventos como: Festival Contemporâneo (2009), 1º Festival Latino Americano de Música de Pelotas (2012) e o congresso Internacional Performa (2013). Em 2013 lançou pelo selo SESC SP o cd Piano Presente, dedicado à música de compositores brasileiros da atualidade. Sua produção artística e de pesquisa vem sendo apresentada em espaços como festivais, simpósios e congressos internacionais. O capítulo “Cem Anos de Piano Brasileiro”, em co-autoria com Luciana Noda, integra o livro Cem Anos de Música no Brasil, organizado por João Marcos Coelho.

Referências

BARBOSA, Lucas de Paula; BARRENECHEA, Lucia. “A Intertextualidade Musical como Fenômeno.” PER MUSI: Revista de Performance Musical. v.8, p.125-136, jul/dez 2003.

BURKHOLDER, J. Peter. 'Borrowing, §1: Types of borrowing', In: Grove Music Online. Disponível em: http://www.grovemusic.com/shared/views/article.html?section=music.52918. Acesso em: 5 mai. 2017.

____________________ “The Uses of Existing Music: Musical Borrowing as a Field.” Notes, Second Series, v. 50, n. 3, p. 851-870, mar 1994.

CAMPOS, Augusto de. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994.

CARDASSI, Luciane. “Time and Place within a Performer-Composer Colaboration”. In: PRESGRAVE, Fábio Soren; NODA, Luciana (Org.) Ensaios sobre a Música do Século XX e XXI. Composição, Performance e Projetos Colaborativos. Natal: EDUFRN, 2016.

CLARKE, Eric. Escuchar la Interpretación. In: RINK, John (Ed.) La Interpretación Musical. Trad. Barbara Zitman. Madrid: Alianza Editorial, 2006.

CRUMB, George. Interview: Garrett Schumann interviews Composer George Crumb. SCHUMANN, Garrett. Jan. 2014. Disponível em: https://ums.org/2014/01/02/interview-garrett-schumann-interviews-composer-george-crumb/ Acesso em: 3 fev. 2018.

DOMENICI, Catarina L. “A Voz do Performer na Música e na Pesquisa.” In: II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA. Anais do II Simpom. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2012, n.2, p. 169-182.

____________________ “O Intérprete em colaboração com o Compositor: uma pesquisa autoetnográfica”. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 20, 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2010, p.1142-1147.

GERLING, Cristina Capparelli. “Intertextuality, Narrativity and Tradition: 8 Brazilian Piano Sonatas.” Musica Theorica v. 1, n. 1, p.1-36, 2016.

KANNO, Mieko. “Prescriptive Notation: Limits and Challenges.” Contemporary Music Review, n. 26 (2), p. 231-254, abr 2007.

KLEIN, Michael L. Intertextuality in Western Art Music. Bloomington: Indiana University Press, 2005.

NATTIEZ, Jean-Jacques. O Combate entre Cronos e Orfeu. Trad. Luiz Paulo Sampaio. São Paulo: Via Lettera Editora e Livraria, 2005.

PY, Fernando. Prefácio. In: PROUST, Marcel. Em Busca do Tempo Perdido

(1913-1927) v.1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

REVISTA PROSA VERSO E ARTE. “Pixinguinha: ‘Carinhoso’ completa 100 anos!” (2017) Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/pixinguinha-carinhoso-completa-100-anos/ Acesso em: 20 fev. 2018.

RUVIARO, Bruno; ALDROVANDI, Leonardo. Indeterminação e Improvisação na Música Contemporânea Brasileira. 2001. Disponível em: https://ccrma.stanford.edu/~ruviaro/texts/Ruviaro_Aldrovandi_2001_Improvisacao_Indeterminacao.pdf Acesso em: 3 mar. 2017.

RUVIARO, Bruno. “Intellectual Improperty: Musical Borrowing as Manifest in Acoustic and Electroacoustic Compositions.” California: Standford University, 2010. Thesis (Doctoral of Musical Arts), Department of Music, Standford University.

______________.Correspondência via correio eletrônico em 18 de março de 2018.

SLOBODA, John A. A Mente Musical. A Psicologia Cognitiva da Música. Londrina: EDUEL, 2008.

TARUSKIN, Richard. Text and Act. New York: Oxford University Press, 1995.

Partituras

CHOPIN, Fréderic. 12 Etudes, Op.10. New York: Breitkopft & Härtel, 1913. Piano

JOBIM, Paulo. Cancioneiro Jobim: arranjos para piano. Rio de Janeiro: Jobim Music: Casa da Palavra, 2000. Piano.

RUVIARO, Bruno. Pós-Tudos (2016). Disponível em: https://scholarcommons.scu.edu/music/42/

Acesso em: 10 de maio de 2017. Piano

Downloads

Publicado

2018-05-31

Como Citar

Holanda, J. C. de. (2018). Preparando a Performance: Empréstimo Musical em Pós-Tudos de Bruno Ruviaro. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (20). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/7869