Como a formação musical se relaciona com o fazer profissional, em uma sociedade capitalista, segundo uma ótica freiriana

Autores

  • Leandro Montovani da Rosa UNIRIO

Resumo

Esta comunicação traz um resumo do projeto, mostrando além do meu problema central de pesquisa, sua origem, meus referenciais teóricos e metodológico. Em minha experiência como ex-aluno graduado em licenciatura em música, somados aos anos como músico e de professor de música em escolas e projetos sociais, venho verificando que a formação do professor de música em instituições de ensino superior é excessivamente voltada para questões de técnicas e certas estéticas, caracterizando em muitos momentos, uma educação de teor bancário (cf. Freire). Mesmo vindo de um universo musical privilegiado que ainda hoje goza de bastante capital cultural (cf. Bourdieu), ao iniciar minha graduação, fui surpreendido por alguns colegas da graduação, que questionavam o fato de somente tocar choro e samba, ao invés de tocar jazz e bossa-nova. Evidentemente, esses colegas entendiam que choro e samba eram gêneros “menores”, do ponto de vista harmônico e de improvisos. Experiências como essa foram, pouco a pouco, gerando um questionamento sobre de que maneira a formação musical de músicos e professores de música condiciona suas práticas musicais, em uma sociedade capitalista. Questões como: hierarquização de gêneros musicais, remunerações desiguais para diferentes estilos musicais, conflitos entre uma formação elitizada e uma prática em periferias, quando não problematizadas, resultam em violência simbólica. Assim, coloquei-me o problema: como uma educação crítica, que a dialogue com categorias marxista, poderia ajudar os professores de música e os músicos a desenvolverem suas atividades? Proponho, então, uma etnografia dialógica com alunos formados pelo curso de licenciatura da Unirio, visando problematizar questões relacionadas à sua formação musical e suas atuações em caráter profissional, no trabalho com música. Encontrando na etnomusicologia suporte teórico-metodológico para tratar de questões relacionadas a como as pessoas fazem música, tal etnografia será produto de conversas semiestruturadas e revisões bibliográficas que buscarão trazer estes relatos com meus interlocutores

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Artigos - Etnomusicologia