A silabação no canto popular brasileiro: Caminhos para uma improvisação vocal original

Autores

  • Ilessi Souza da Silva UNIRIO

Resumo

A improvisação vocal no Brasil ainda é uma área pouco explorada pelos pesquisadores de canto popular brasileiro. Existem trabalhos acadêmicos que pesquisam determinado artista e sua relação com a improvisação, ou mais voltados para a improvisação livre. Mas pouco se produziu na área acadêmica sobre improvisação vocal idiomática. No entanto, se nos voltarmos para a obra de cantores, cantautores e instrumentistas brasileiros que usam a voz como instrumento, podemos constatar a forte presença da improvisação vocal. Esta presença se dá de forma muito original e diversificada, no que se refere a gêneros, estilos musicais, etc. Uma das marcas da improvisação vocal no Brasil é a particularidade da silabação utilizada pelos músicos, cuja sonoridade é muito característica da língua portuguesa falada no Brasil. O resultado é uma infinidade de sons e fonemas, resultado da multiculturalidade característica do país. O presente trabalho pretende apresentar um breve panorama da silabação explorada na improvisação vocal na música popular brasileira, que se caracteriza por apresentar caminhos sonoros muito originais, sem necessariamente recorrer, por exemplo, a silabação mais comumente explorada no jazz, através do scat singing, ou no samba, nos refrões sem letra. Pretende-se investigar a possibilidade de sistematizar os diversos caminhos de silabação utilizados pelo cantor popular brasileiro.

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Artigos - Música Popular