Ornamentação livre nas trio-sonatas Op. III de Corelli

Autores

  • Roger Lins de Albuquerque Gomes Ribeiro USP

Resumo

A ornamentação livre é um componente essencial da música dos séculos XVII e XVIII, constituindo, assim, um relevante tema de estudo, tanto para musicólogos quanto para intérpretes que se dedicam a este repertório. Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado no Programa de Pós-graduação em Música na USP sob orientação de Monica Lucas, em andamento sobre a prática de ornamentação livre nas trio-sonatas de Corelli, mais especificamente o Opus III, com a ajuda dos seguintes referenciais: os Trietti Metodichi de Telemann, uma obra com trio-sonatas com ornamentação livre notada de forma didática; a terceira edição do Opus V de Corelli, o principal registro de ornamentação do seu período; e o estudo de tratados seiscentistas e setecentistas que abordam o tema ornamentação livre. Nesta publicação demonstraremos a metodologia utilizada na proposta, com base nas entregas parciais e resultados já obtidos e apresentados no exame de qualificação. Estes resultados contemplam a análise dos ornamentos em tratados e modelos encontrados, para além de aprofundar os estudos sobre a ornamentação livre em grupo, propor um modelo didático de ornamentação livre para as trios-sonatas opus III de Arcangelo Corelli. Com isto, o trabalho será útil tanto para pesquisadores como para intérpretes do repertório italiano do séc. XVIII.

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Artigos - Teoria e Prática da Interpretação Musical