Estágios supervisionados curriculares em Música: percepções dos professores supervisores

Autores

  • Alba Janes

Resumo

Este texto traz o recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo foco é compreender o papel do professor supervisor de estágio na formação dos licenciandos. A pesquisa de caráter qualitativo está sendo realizada por meio de grupo focal com os professores supervisores de estágio de música que atuam em Vitória-ES e em suas adjacências. Neste artigo, são apresentados os procedimentos metodológicos e alguns resultados do teste piloto realizado por meio de Grupo Focal-GF. Os dados coletados embasaram-se na análise temática. Foi possível observar que os quatro professores participantes do estudo piloto têm um forte compromisso ético, como o compromisso em receber estagiários para fortalecer a área. Esse grupo focal piloto possibilitou conhecer as percepções e os sentidos que os professores supervisores atribuem aos estágios. Os participantes, espontaneamente, também apontaram que os cursos e as disciplinas de estágio precisam fazer um direcionamento prévio mais abrangente antes de os licenciandos entrarem nos espaços escolares da Educação Básica. Ademais, demonstraram preocupação com concepções conteudistas que podem direcionar o estagiário a pensar que todos os conteúdos são apenas reproduzidos da mesma forma, em todas as turmas ou em todos os lugares. Eles se inquietam com a qualidade dos estágios, assumindo-os como significativos na formação docente.

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Publicado

2023-03-02 — Atualizado em 2024-02-27

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Ensino e Aprendizagem em Música