Tempo: diferença e repetição em Xenakis e Deleuze

Autores

  • Yuri Behr Kimizuka UDESC

Resumo

Este artigo discute a correspondência entre o conceito de tempo de Gilles Deleuze – as sínteses do tempo – e as Estruturas do Tempo de Iannis Xenakis. Em seu livro Musique Formelles, Xenakis apresentou as primeiras ideias dos elementos de temporalidade que mais tarde iria se tornar um conceito tripartite de tempo: hors-temps, temporelle, e en temps. Em 1968, Deleuze escreveu sua tese de doutorado chamada Différence et Répétition, e que constitui um enorme tratado sobre o tempo. Ambos os autores trabalharam nas ideias de filósofos pré-socráticos (embora Deleuze refira-se mais diretamente a Bergson e Hume) na medida em que esses pensadores gregos consideram o tempo como um devir. Xenakis concebeu as Estruturas do Tempo como uma base filosófica para suas composições, tais como Analogique, Nomos Alpha e Achorripsis. Já a filosofia de Gilles Deleuze sempre esteve aberta a explorar novas possibilidades, e que dessa forma transita por diversas áreas do conhecimento. Ivanka Stoïanova trouxe os conceitos de Diferença e Repetição, pertinentes às três sínteses do tempo, para o campo da análise musical para abordar a problemática a cerca da questão da repetição. Após ter estudado o artigo de Silvio Ferraz “Três Estruturas do Tempo em O King de Luciano Berio”, na qual o autor propõe o uso das estruturas de tempo de Xenakis a análise musical, e ter considerado as semelhanças entre as assim chamadas "Síntese de tempo" de Deleuze, este artigo pretende demonstrar uma conexão entre esses dois conceitos de tempo. A realização desse trabalho não somente procura demonstrar a congruência entre as teorias abordadas, mas busca principalmente desenvolver a compreensão dos processos composicionais da segunda metade do século XX em diante. Aqui, além da discussão teórica a que propõe um estudo desta natureza, exemplos musicais serão introduzidos a fim de ilustrar os conceitos discutidos ao longo do texto.

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Biografia do Autor

Yuri Behr Kimizuka, UDESC

PPGMUS

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Publicado

2015-03-19

Edição

Seção

Artigos - Linguagem e Estruturação/Teoria da Música/Sonologia