Articulações e pontes: reflexões sobre a formação de professores e educadores em música

Autores

  • Alda de Jesus Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)

Resumo

O texto expressa o conteúdo do recém-publicado livro sobre a abordagem PONTES para formação articulada de indivíduos que se dedicam ao ensino musical voltado a diferentes níveis, contextos e realidades socioculturais. Justifica a necessidade de incorporar na formação educadores musicais as competências e habilidades músico- pedagógicas dos elementos destacados na abordagem, visando contribuir para a formação de professores, não somente como educadores musicais mas também como líderes articuladores, mediadores do conhecimento musical e mais confiantes para trabalhar em diferentes contextos, níveis, estruturas e realidades de ensino. No momento atual, os desafios sociais, políticos e econômicos afetam a qualidade da educação brasileira, principalmente no que se refere às relações interpessoais, segurança, aprendizado dos alunos e no trabalho dos professores, tanto naqueles desenvolvidos em escolas públicas como em algumas escolas da rede privada de ensino. A possibilidade da inserção curricular de tópicos de mediação pedagógica pode ser uma alternativa na formação dos educadores musicais, visando o aproveitamento não somente das oportunidades de aprendizagens que surgem na sala de aula (pontes), como também naquelas construídas fora dela, com grupos musicais e artísticos, com as pessoas do entorno escolar e famílias dos alunos (articulações pedagógicas). Reflexões são apresentadas sobre os cursos de Licenciatura em Música com base nos pilares de sustentabilidade econômica, sócio-política e educacional.

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Publicado

2016-06-06

Edição

Seção

Conferências