A presença afro-brasileira na música de Waldemar Henrique

Autores

  • Edson Santos da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/PPGARTES

Resumo

Waldemar Henrique compôs diversas canções, peças para piano solo, coro, orquestra, músicas para novela, teatro e filmes inspirados no folclore amazônico, indígena, nordestino e nas representações das crenças e dos hábitos das populações afrodescendentes na Amazônia e no Brasil. A presença da cultura afro-brasileira na obra de Waldemar Henrique pode ser percebida pela simples observação das letras, ritmos e gêneros utilizados em diversas de suas obras. Investigar os fatores que contribuíram para a presença da cultura afro-brasileira na obra deste compositor é o objetivo principal desta pesquisa, em andamento. Os específicos: fornecer informações contextualizadas sobre Waldemar Henrique; verificar como Waldemar aborda a temática afro-brasileira em suas composições e, descrever e analizar as composições denominadas de “Pontos Rituais”.Para isso, foi necessária a busca de informações contextualizadas sobre a vida e a obra do compositor, verificando sua possível relação com pessoas ligadas à cultura afro-brasileira, e a análise de sua obra. Nosso ponto de partida foi a revisão da bibliografia disponível, tendo como referência o catálogo de suas obras publicado por Claver Filho (1978) e Miranda (1978), assim como estão sendo consideradas as questões propostas por Béhague (1992), Durand (2001) e Blacking (2000), entre outras, a investigação das dimensões socioculturais e estético-ideológicas no estudo de um compositor, para a compreensão da sua produção musical. Diante da carência de escritos sobre o assunto em tela, está sendo realizada a coleta de dados em campo, em forma de entrevistas semi-estruturadas, e “episódicas”, com personalidades musicais relacionadas ao maestro, que estudaram e analisaram suas obras.A partir dos resultados até agora obtidos, é proposto uma classificação para as obras inspiradas ou que apresentam temas relacionados à temática afro-brasileira, em três categorias.

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Publicado

2016-06-26

Edição

Seção

Artigos - Etnomusicologia/Música Popular