Hors-d’oeuvre: reflexões sobre a incorporação de técnicas expandidas para contrabaixo acústico pela relação intérprete-compositor

Autores

  • Antônio Vinícius G. da Silva UFRN/PPGMUS-MESTRADO

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados de investigação concluída em 2012, que teve o contrabaixo acústico como foco. Via de regra, a técnica tradicional do instrumento não compreende todos os meios necessários para a execução e interpretação de música contemporânea. Compositores têm constantemente explorado recursos que demandam domínio de novas técnicas. Essas exigências estão no âmbito do que se denomina técnica expandida. Trata-se de um campo ainda carente de parâmetros consolidados para interpretação e execução. Diante disto, a finalidade desse artigo é demonstrar através da interação interprete/compositor como as informações obtidas através da pesquisa e análise auxiliam na interpretação e execução musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-07

Edição

Seção

Artigos - Teoria e Prática da Execução Musical