Formação e prática musical do professor unidocente e sua relação com o livro didático: um estudo da região sudeste do Brasil

Autores

  • Ester Rodrigues Fernandes Leal UNIRIO

Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa de doutorado em andamento “Livro didático e música na educação básica: análise dos limites e das possibilidades do uso para o professor não especialista”. Apesar da indiscutível presença da música na prática dos professores unidocentes, aqueles responsáveis pela docência multidisciplinar na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, sua formação musical, nos cursos de Pedagogia, tem sido apontada por pesquisadores como insuficiente ou até mesmo inexistente, com pouquíssimas exceções. O presente trabalho faz uma revisão bibliográfica a respeito da formação musical que os professores unidocentes têm recebido em cursos de Pedagogia em algumas regiões brasileiras. Na região sudeste, os estudos mencionados trazem resultados somente do estado de São Paulo. Esse estudo apresenta resultados parciais da pesquisa em andamento, trazendo um levantamento de dados dos estados que ainda não fizeram parte de estudos anteriores na região sudeste brasileira, em especial o do Rio de Janeiro. A fragilidade da música na formação dos professores nesse estado pôde ser confirmada através da análise dos currículos dos cursos de Pedagogia, nos quais constatou-se carga horária insuficiente e conteúdo musical inserido como parte de uma única disciplina de Artes, dentre outros, bem como a ausência da música em alguns deles. A questão do livro didático ainda é inserida nesse contexto de maneira a investigar a relação do professor unidocente com o material, os limites e possibilidades de sua utilização em sala de aula, etapa a ser concluída posteriormente. Espera-se, após a análise detalhada e final dos dados a serem levantados por meio dessa pesquisa, que ela possa contribuir em diferentes aspectos não somente para a formação musical inserida na formação acadêmico-profissional nos cursos de Pedagogia no estado do Rio de Janeiro, mas também para a prática dos professores unidocentes e avanços na pesquisa em Educação Musical no Brasil.

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Biografia do Autor

Ester Rodrigues Fernandes Leal, UNIRIO

PPGM

Doutorado

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Publicado

2018-05-31

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical