Intertextualidade e Tópicas em Canticum Naturale, de Edino Krieger

Autores

  • Julio Cesar Damaceno Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Este trabalho apresenta parcialmente uma pesquisa em andamento cujo objetivo é uma análise da peça sinfônica Canticum Naturale, de Edino Krieger. Considerando o caráter mimético da obra, baseada na emulação da paisagem sonora da Floresta Amazônica, o ponto central desta proposta de análise é a articulação entre uma abordagem estrutural, com foco nos materiais sonoros e técnicas composicionais empregadas, e a consideração das referências presentes na obra a cantos de pássaros, às águas de um rio e ao canto de sereias. Tendo em vista tal articulação, bem como o escopo deste artigo, serão apresentadas aqui, além de um breve resumo biográfico sobre o compositor e uma contextualização da peça, algumas considerações a respeito das relações intertextuais e da utilização de tópicas no discurso musical de Canticum Naturale.

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Biografia do Autor

Julio Cesar Damaceno, Universidade do Estado de Santa Catarina

PPGM

Mestrado

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Publicado

2018-06-02

Edição

Seção

Artigos - Musicologia