Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Anais do SIMPOM
Sobre
Sobre a Revista
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
n. 7 (2022): Anais do VII SIMPOM
n. 7 (2022): Anais do VII SIMPOM
Publicado:
2023-03-02
Expediente
Expediente VII SIMPOM
Maico Lopes
Documentação e História da Música
Análise quantitativa das Fichas de Matrícula do Centro Musical do Rio de Janeiro (1907 – 1941)
Isaac Andrade
41-52
As toadas da cantoria nordestina à luz das noções de arquivo e repertório
Philippe Meyohas
91-98
O psicodelismo e a atuação feminina no cenário brasileiro: Um olhar para os encartes de disco e a produção sonora do rock psicodélico em seus anos iniciais (1968-1974)
Nathália Trotta
66-78
O Eugenismo e a Música na Belle Époque (1907-1908): perspectivas a partir do acervo do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro
Hudson Lima
29-40
Memória, identidade e diferença nas práticas musicais em Laje do Muriaé em finais do século XIX e a chegada da colonialidade do saber em música: uma constatação a partir de uma fonte histórica e da crítica à narrativa sobre Giuseppe Masini
Adler Tatagiba
6-16
A luta do Centro Musical do Rio de Janeiro pela melhoria das condições de trabalho do músico de cinema em 1911
Rafael Silva
99-108
Considerações sobre a Leitura Musical na Educação e Trabalho do Contrabaixista de Estúdio do século XX
Pedro Aune
79-90
O fado: trajetória, mutações e partilha desde o fim da ditadura de Salazar até o século XXI
Marilda Bottino
53-65
A Sociedade Beneficência Musical
Anne Meyer
17-28
Ensino e Aprendizagem em Música
Sobre jaulas, grades e metrônomos: reflexões sobre o currículo a partir das significações de professores de música
Olga Oliveira
219-229
Educação Musical e Performance? Configurações de um musicar enquanto linguagem expressiva e artística
Marta Brietzke
197-207
Plataforma Digital Trompete Orquestral: Material Didático sobre os Excertos Orquestrais para Trompete
Francisco Pérez
177-188
Pensar a Educação Musical na perspectiva da Sociologia da Infância: algumas contribuições a partir de uma revisão de literatura
Fabrício Alves
153-164
Aprendizagem musical: uma revisão de literatura sobre as relações entre cognição e afetividade e suas influências na infância
Andréa Queiroz
130-140
Estágios supervisionados curriculares em Música: percepções dos professores supervisores
Alba Janes
110-117
O Currículo de Música praticado nas Escolas Municipais do Rio de Janeiro
Noemi Teixeira
208-218
Ensino de violino para iniciantes e música brasileira: uma revisão de literatura
João Rochael
189-196
Deficiência e capacitismo: reflexões sobre a inclusão na aula de música
Flávia Fagundes
166-176
“Filhas do Conservatório”: A atuação de professoras premiadas com medalha de ouro pelo Conservatório de Música e a construção de suas identidades pessoais e profissionais
Clara Albuquerque
141-152
Música na Educação Básica: diferenças culturais e interculturalidade na aula de Artes/Música
Alexandre Nader
120-129
Etnografia das Práticas Musicais
O músico e as plataformas digitais: elementos para uma etnografia do trabalho em música no Século XXI
Tássio Ramos
264-274
Tambores sagrados na universidade: algumas provocações
Ferran Tamarit
240-251
A revitalização do Carnaval Carioca: um contexto de disputas políticas e étnico raciais
Thiago Borges
275-286
Músicos autônomos e racionalidade neoliberal na indústria fonográfica da era digital
João Luís Meneses
252-263
A dimensão sonora das migrações e os desafios à imaginação política
Daniel Stringini
231-239
Música Popular
Elementos De Textura Em Nica’s Dream
Thiago Trajano
310-322
Gravação de tomadas guia: hipóteses sobre permanência
Kezo Nogueira
288-297
Brasil, o país das cantoras: Reflexões sobre colonialidade de gênero e canto popular brasileiro
Marcela Velon
298-309
Processos Criativos em Música
Diferenças entre as delimitações de música de concerto, música popular, e música pop, à luz da crítica ao conceito de “música séria”
Lucas Cassano
359-370
“Festas da Xica” de Paulo Moura: um Lugar Interacional-Formativo (LIF)
Eduardo Lucas
335-346
A Invenção da Poesia: O processo de criação de um texto dramático-musical
Rafael Bezerra
387-397
Em busca do tempo encapsulado: dispositivo intertextual na criação de música-teatro
Pedro Leal
371-377
||: (À) Intertextualidade (é) o Estranho Retorno Infinito :||
Gabriel Maddalena
347-358
Multi-performance em espetáculos cênico-musicais: reflexões sobre o papel do intérprete nas interfaces entre música e teatro e sua importância para o desenvolvimento e realização da obra no teatro amador
Diogo Rebel
324-334
Um “passo” a mais na composição de frevo de rua: Dialética criativa entre música e dança com base nas fronteiras do gênero e suas tópicas
Rodolfo dos Santos
398-406
Modo Construção: A consonância ludomusical entre a música de Jerry Martin e o jogo The Sims
Pedro Zisman
378-386
Teoria e Prática da Interpretação Musical
Jongo de piano: processo de construção e interpretação de um arranjo para piano do jongo Preta Velha Jongueira
Verónica Fernandes
534-546
O konnakol como a nova regra do jogo: diferentes experimentações do mesmo assunto em diferentes contextos de improvisação jazzística
Rogério Lopes
516-525
Apreciação de gravações e os parâmetros articulação e andamento em Improviso de Joaquim Callado (1848-1880): um estudo para o intérprete flautista
Paula Martins
491-503
Aspectos de la utilización del pizzicato en las obras de Britten para violoncello
Juan Ferreras
468-477
Técnicas estendidas do saxofone e colaboração musical: uma perspectiva a partir da peça Pantomimas VIII de José Orlando Alves
Jonatas Weima
444-455
Revisão bibliográfica dos trabalhos que abordam obras de compositoras brasileiras para trompete
Bianca Santos
424-432
A Sonatina em Ré Maior de Radamés Gnattali para flauta e piano: estudo dos aspectos históricos e caminhos interpretativos
Adelson Brito Filho
408-415
Iniciação ao estudo do acompanhamento no violino popular brasileiro: princípios básicos do xote e os exemplos práticos dos violinistas Ricardo Herz e Nicolas Krassik
William Doyle
547-558
A preparação de um ciclo de canções: elementos subjetivos na interpretação do cantor
Rômulo Santos
Aprendendo um pravo horo online: Notas para um Estudo de Caso
Pedro Paes
504-515
A abordagem microanalítica como ferramenta metodológica de avaliação da aprendizagem musical autorregulada
Leandro Soares
478-490
Peixinho danse le frevo au Brésil, Gilberto Mendes (1999): Caminhos Interpretativos, Análise e Performance
José de Carvalho
456-467
Tolomeo e Alessandro: Ovvero la Corona Disprezzata de Domenico Scarlatti. Análise e Construção da Personagem Seleuce
Jessica Luane
433-443
Linha de ações físicas: aplicando ferramentas da artesania do ator à preparação da performance cantada
André Grabois
416-423
Precisamos falar sobre o Conde de Almaviva: Poder, nobreza e vilania em Le Nozze di Figaro
Yasmini Vargas
559-572
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Titulo do Bloco
Ritmos do maracatu na Música Brasileira Contemporânea: estudo de caso do “Maracatu” para piano, de Egberto Gismonti
621
Notas sobre a Educação formal, não-formal e informal
341
Uma análise estrutural de Garota de Ipanema – de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes
174
A guitarra e o konnakol: um estudo de pentatônica sobre um korvai e suas possibilidades de uso na improvisação
164
O forró como gênero transversal entre umbanda, catolicismo e pentecostalismo
152