Grupos de estudo como uma prática fundamental na tutoria presencial em EAD: uma iniciativa dos tutores do curso de Especialização em Matemática da UFSJ no Polo Franca

Autores/as

  • Eduardo Granado Garcia UFSJ
  • Leonardo Granado Garcia UFSJ
  • Claudia Alexandra Bolela Silveira UNIFRAN

DOI:

https://doi.org/10.9789/2179-1430.2010.v1i1.%25p

Resumen

O artigo se refere a um estudo realizado no Polo de Apoio Presencial de Franca – SP da Universidade Aberta do Brasil com o objetivo de verificar possibilidades de mudança no comportamento dos alunos do Curso de Especialização em Matemática da Universidade Federal de São João Del Rei após o início do grupo de estudo proposto pelos tutores presenciais. O trabalho tem sua relevância por evidenciar a importância da atuação do tutor presencial como mediador do processo ensino-aprendizagem. A metodologia constituiu na elaboração do Projeto Grupo de Estudo, apresentação aos alunos do curso, execução do projeto e análise de dados quantitativamente e qualitativamente a partir do controle de presença nos grupos de estudo, nas provas presenciais, participação nas atividades da plataforma e desempenho do aluno nas avaliações de uma das disciplinas do curso. Os resultados obtidos foram que após a intervenção dos tutores presenciais com os grupos de estudos, os alunos que participaram ativamente dos mesmos apresentaram melhor desempenho, maior interesse no curso e menor índice de desistência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Garcia, E. G., Garcia, L. G., & Silveira, C. A. B. (2010). Grupos de estudo como uma prática fundamental na tutoria presencial em EAD: uma iniciativa dos tutores do curso de Especialização em Matemática da UFSJ no Polo Franca. Alcancead, 1(1). https://doi.org/10.9789/2179-1430.2010.v1i1.%p

Número

Sección

Artigos