MÚSICA, TEATRO, MÚSICA-TEATRO E PERCUSSÃO NA MÚSICA-TEATRO

Autores

  • Daniel Osvaldo Serale unirio

Palavras-chave:

Performance, Música-Teatro, Percussão, Repertório brasileiro

Resumo

O texto aqui apresentado é o resultado parcial de uma pesquisa em andamento, a qual tem por objetivo central a investigação do processo de interpretação de obras de música-teatro, focando no repertório brasileiro para um percussionista. O presente trabalho destaca algumas analogias básicas entre música e teatro e faz uma revisão histórica e teórica da música-teatro, a partir da qual pretende elucidar este conceito em comparação com os de ópera e teatro musical. Em seguida traça uma resenha histórica deste tipo de obra, com detalhe nas obras para percussão. Os dados obtidos por meio de revisão bibliográfica servem como base para levantar questões que permitam uma visão ampliada do fazer interpretativo: o percussionista não é mais só um executante dos seus instrumentos, mas é também ator, cantor ou bailarino. Conclui-se ressaltando como, na música-teatro, existe uma necessária relação fluida, equilibrada e consciente entre todos os elementos visuais e sonoros da obra.

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Biografia do Autor

Daniel Osvaldo Serale, unirio

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO.

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Publicado

2010-03-09

Como Citar

Serale, D. O. (2010). MÚSICA, TEATRO, MÚSICA-TEATRO E PERCUSSÃO NA MÚSICA-TEATRO. Cadernos Do Colóquio, 10(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/455

Edição

Seção

Teoria e prática da interpretação