Experiences after the diagnosis of chronic renal failure from the perspective of patients / Vivências após o diagnóstico da insuficiência renal crônica sob a ótica dos pacientes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12785

Palavras-chave:

Doença renal crônica, Hemodiálise, Perfil de impacto da doença.

Resumo

Objetivo: analisar as vivências do diagnóstico de Doença Renal Crônica sob a ótica dos pacientes. Método: estudo qualitativo realizado por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas junto aos pacientes atendidos em um serviço de hemodiálise; os dados foram submetidos à análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: as vivências foram organizadas nas seguintes categorias significativas: Sentimentos vivenciados no momento do diagnóstico; Impactos do diagnóstico; Negação da doença; O paradoxo da gratidão e Enfrentamento da doença. Considerações finais: a vivência do diagnóstico da Doença Renal Crônica adquire uma perspectiva singular para cada paciente subsidiada por aspectos de ordem subjetiva, pelo suporte assistencial e familiar ao qual ele tem acesso.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brenda Maria Tavares do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda em Enfermagem- Licenciatura e Bacharelado pela Faculdade de Enfermagem (FAEN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), cursando o 9º período, conclusão do curso em 2023. Monitora do Programa Institucional de Monitoria, junto à disciplina Morfologia, no semestre letivo de 2020.2; Voluntária em 2021.1 no Projeto UERN Vacina, da cidade de Mossoró-RN; Pesquisadora nas áreas de doenças crônicas não transmissíveis (Doença Renal Crônica); Bolsista no Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde.

Alcivan Nunes Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestre e doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE). Atualmente é professor adjunto IV da Faculdade de Enfermagem da UERN. Tem experiência na área do ensino (nível técnico, de graduação, especialização, mestrado e doutorado) e da assistência de enfermagem nas áreas de clínica médica, Unidade Terapia Intensiva e na Atenção Psicossocial.

Kalídia Felipe de Lima Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira, graduada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, com habilitação em Licenciatura e Bacharelado. Doutora pelo Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Educação, Saúde e Sociedade (GRUPEESS)/ UECE, pesquisando na linha Cuidados clínicos e educativos de enfermagem em doenças crônicas e cidadania. Membro do Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso / UERN. Professora Adjunta III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) lotada na Faculdade de Enfermagem, Campus Central. Chefe do Departamento de Enfermagem - DEN/FAEN/UERN.

Luana Adrielle Leal Dantas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Saúde e Sociedade pelo PPGSS UERN, Especialista em Enfermagem Cardiologia e Hemodinâmica. Formada na graduação em Enfermagem, pela Faculdade Nova Esperança de Mossoró. no curso de Enfermagem. Docente como tutora externa do curso de enfermagem, da faculdade Uniasselvi. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Nefrologia, atuando na área da Hemodiálise, com o cuidado e assistência a tratamentos crônicos e pacientes agudos em UTI nefrológica.

Mariana Mayara Medeiros Lopes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Enfermagem, Licenciatura e Bacharelado da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN).  Bolsista no Programa de Educação Tutorial em Enfermagem de Mossoró (PETEM/UERN). Pesquisadora nas áreas de doenças crônicas e educação em saúde. Empolgada pelo conhecimento e pelo poder que ele tem de causar transformações benéficas na sociedade.

Nicole Liv Ullman Freitas Rego, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN.

 

Referências

Ribeiro WA, Andrade M, Fassarella BPA, Santana PPC, Costa PAF da S, Morais MC de. Enfermeiro protagonista na educação em saúde para o autocuidado de pacientes com doenças renal crônica. Rev. Pró-UniverSUS. [Internet]. 2018 [acesso em 27 de março 2022];9(2). Disponível em: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1378.

Santos GLC, Alves TF, Quadros DCR de, Giorgi MDM, Paula DM de. A percepção da pessoa sobre sua condição enquanto doente renal crônico em hemodiálise. Rev. Pesqui. Univ. Fed. Estado Rio J. [Internet]. 2020 [acesso em 27 de março 2022];12. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1097218.

Ramírez-Perdomo CA, Solano-Ruíz MC. Social construction of the experience of living with chronic kidney disease. Rev. Latino-Americana de Enfermagem. [Internet]. 2018 [cited 2022 march 27];26:e3028. Available from: https://www.scielo.br/j/rlae/a/4jrFMFrRBvJnwz3SXhZzyCy/abstract/?lang=en.

Santos TGS dos, Tomé G, Gaspar S, Guedes FAB, Cerqueira A, Matos MG de. Como passam os adolescentes que vivem com doença crónica na escola, na família e com os amigos?. Rev. de Psicologia da Criança e do Adolescente. [Internet]. 2019 [acesso em 7 de abril 2023];10(1). Disponível em: http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2635.

Sociedade Brasileira de Nefrologia [homepage na internet]. Doença renal crônica: diagnóstico e prevenção [acesso em 17 fev 2023]. Disponível em: https://www.sbn.org.br/noticias/single/news/doenca-renal-cronica-diagnostico-e-prevencao/#:~:text=Esses%20exames%20s%C3%A3o%3A%20a%20dosagem,de%20urina%2C%20entre%20outras%20denomina%C3%A7%C3%B5es.

Aliança para a Saúde Populacional [homepage na internet]. Saúde e doença na história da evolução humana [acesso em 08 abr 2023]. Disponível em: https://asapsaude.org.br/jornada-de-gsp/saude-e-doenca-na-historia-da-evolucao-humana/2876/#:~:text=Os%20conceitos%20de%20sa%C3%BAde%20e,a%20evolu%C3%A7%C3%A3o%20da%20experi%C3%AAncia%20humana.

Duarte L, Hartmann SP. A autonomia do paciente com doença renal crônica: percepções do paciente e da equipe de saúde. Rev. da SBPH. [Internet]. 2018 [acesso em 20 de fevereiro 2023];21(1). Disponível em: https://revistasbph.emnuvens.com.br/revista/article/view/267.

Thiengo PC da S, Gomes AMT, Mercês MC das, Couto PLS, França LCM, Silva AN da. Espiritualidade e religiosidade no cuidado em saúde: revisão integrativa. Rev. Cogitare Enfermagem. [Internet]. 2019 [acesso em 7 de abril 2023];24:e58692. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/58692.

Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade [homepage na internet]. Como a espiritualidade pode influenciar a saúde das pessoas? [acesso em 20 fev 2023]. Disponível em: https://www.sbmfc.org.br/noticias/como-a-espiritualidade-pode-influenciar-a-saude-das-pessoas/.

Publicado

2023-11-30 — Atualizado em 2023-12-15

Versões

Como Citar

1.
Nascimento BMT do, Vieira AN, Costa KF de L, Dantas LAL, Lopes MMM, Rego NLUF. Experiences after the diagnosis of chronic renal failure from the perspective of patients / Vivências após o diagnóstico da insuficiência renal crônica sob a ótica dos pacientes. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 15º de dezembro de 2023 [citado 27º de abril de 2024];15:e-12785. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12785

Edição

Seção

Artigo

Plum Analytics