Difficulties and strategies of Patient Safety Centers in reporting adverse events in hospitals / Dificuldades e estratégias dos Núcleos de Segurança do Paciente na notificação de eventos adversos hospitalares
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v17.13449Palavras-chave:
Instalações de saúde; Hospitais; Assistência hospitalar; Gestão de riscos; Segurança do paciente; Indicadores de qualidade em assistência à saúde; Qualidade da assistência à saúde; Avaliação de processos e resultados em cuidados de saúde.Resumo
Objetivo: identificar os desafios e facilidades dos Núcleo de Segurança do Paciente no gerenciamento do Evento Adverso. Método: revisão integrativa de literatura de artigos publicados entre os anos 2013 e 2023 com busca realizada em março de 2023. Resultados: Identifica-se a necessidade do entendimento sobre a importância da notificação do Evento Adverso e a instrumentalização dos indicadores de qualidade. Partindo das informações coletadas é possível descrever o panorama situacional e elaborar estratégias de promoção à segurança do paciente. Destaca-se o aprendizado a partir dos erros, com assunção de posicionamento de caráter não punitivo. Conclusões: Considera-se primordial para os profissionais de saúde o entendimento da importância da notificação com participação da gestão em todo o processo, oferecendo o apoio necessário na elaboração de estratégias de promoção da segurança do paciente. Sendo importante identificar as fragilidades enfrentadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente, descaracterizando o caráter punitivo na notificação do Evento Adverso.
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