Development and validation of a virtual learning environment for training nurses on smoking / Desenvolvimento e validação de ambiente virtual de aprendizagem para capacitação de enfermeiros sobre tabagismo
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v17.13611Palavras-chave:
Educação continuada; Controle do tabagismo; Tecnologia educacionalResumo
Objetivo: desenvolver e avaliar um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem voltado para a capacitação de enfermeiros sobre cessação do tabagismo, avaliando o Índice de Validade de Conteúdo e as percepções dos enfermeiros. Método: o ambiente foi desenvolvido seguindo o modelo Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação e validado por seis especialistas em saúde coletiva e tabagismo. Enfermeiros foram convidados a participar do curso online. A usabilidade foi avaliada por meio da Escala SUS, e calculado o índice de validade do conteúdo. Resultados: o índice de validade de conteúdo apresentou valores superiores a 0,80, indicando alta concordância entre os especialistas quanto à relevância e clareza do conteúdo. A Escala SUS resultou em uma média de 85 pontos, indicando boa usabilidade da plataforma. Conclusão: o ambiente virtual mostrou-se eficaz na capacitação de enfermeiros, promovendo a educação permanente e aprimorando a atuação no manejo do tabagismo.
Downloads
Referências
Word Health Organization: Tobacco [Internet]. [cited 2024 oct 28]. Available from: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/tobacco.
Li M, Koide K, Tanaka M, Kiya M, Okamoto R. Factors associated with nursing interventions for smoking cessation: a narrative review. Nurs Rep. [Internet]. 2021[cited 2024 oct 28];11(1). Available from: https://doi.org/10.3390/nursrep11010007.
Kazemzadeh Z, Manzari ZS, Pouresmail Z. Nursing interventions for smoking cessation in hospitalized patients: a systematic review. Int Nurs Rev. [Internet]. 2017 [cited 2024 Oct 28];64(2). Available from: https://doi.org/10.1111/inr.12320.
Boni FG, Osmarin VM, Juchem BC, Mantovani VM, Echer IC. Nursing in front of the hospitalized smoking patient: diagnosis and interventions established in clinical practice. Rev Pesqui Cuid é Fundam Online. [Internet]. 2021[cited 2024 oct 28];13. Available from: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9993.
de Oliveira AE, de Godoy I. Conhecimentos e práticas do enfermeiro para cessação do tabagismo: Conhecimentos e práticas para cessação do tabagismo dos enfermeiros da rede de atenção à saúde de Botucatu [Mestrado em Saúde Coletiva]. Botucatu (Brasil): Universidade Estadual Paulista; 2017.[acesso 28 de outubro 2024]. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/06b8a8ba-def1-44aa-b703-6f34824e2bd2/content.
McKenney S, Reeves TC. Educational design research: portraying, conducting, and enhancing productive scholarship. Med Educ. [Internet] 2021 [cited 2024 oct 28] ;55(1). Available from: https://doi.org/10.1111/medu.14280.
LeBlanc AG, Barnes JD, Saunders TJ, Tremblay MS, Chaput JP. Scientific sinkhole: estimating the cost of peer review based on survey data with snowball sampling. Res Integr Peer Rev. [Internet]. 2023 [cited 2024 oct 28];24;8(1). Available from: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC10122980/
Filatro A. Design Instrucional Contextualizado. São Paulo: Senac; 2004.
Dias R de F. Ambientes virtuais de aprendizagem: uma metodologia para avaliação de software [Mestrado em Engenharia de Produção].Santa Catarina (Brasil): Universidade Federal de Santa Catarina; 2003. [acesso em 28 de outubro 2024]. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/84931/224826.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
Brooke J. SUS: A “quick and dirty” usability scale. Usability Evaluation in Industry. [Internet]. 1996. [cited 2024 oct 28]11. Available from: https://www.researchgate.net/publication/319394819_SUS_--_a_quick_and_dirty_usability_scale.
Vilas Boas Fratucci M, De Araujo ME, Zilbovícius C, Frias AC. Ensino à distância como estratégia de educação permanente em saúde: impacto da capacitação da equipe de Estratégia de Saúde da Família na organização dos serviços. Rev Bras Aprendiz Aberta Distância. [Internet]. 2016 [acesso em 28 de outubro 2024]24(15). Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/274.
Sandhu P, de Wolf M. The impact of COVID-19 on the undergraduate medical curriculum. Med Educ Online. [Internet]. 2020 [cited 2024 oct 28];25(1). Available from: https://doi.org/10.1080/10872981.2020.1764740.
Ferreira DM, Oliveira JL de, Barbosa NG, Lettiere-Viana A, Zanetti ACG, Souza J de. Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem. Acta Paul Enferm. [Internet]. 2022 [acesso em 28 de outubro 2024];17(35). Disponível em: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO0247345.
Moxham L, Thomas T, Curtis E, Mackay M, Pratt H, Livingstone K. Nursing students attitudes, behavior, and knowledge toward smoking cessation: results from a descriptive survey at a regional university. Nurse Educ Today. [Internet]. 2023 [cited 2024 oct 28];125:105798. Available from: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2023.105798.
Mak YW, Loke AY, Wong FKY. Nursing intervention practices for smoking cessation: a large survey in Hong Kong. Int J Environ Res Public Health. [Internet]. 2018 [cited 2024 oct 28];15(5). Available from: http://dx.doi.org/10.3390/ijerph15051046.
Wu J, Guo R, Wang Z, Zeng R. Integrating spherical video-based virtual reality into elementary school students’ scientific inquiry instruction: effects on their problem-solving performance. Interact Learn Environ. [Internet]. 2021[cited 2024 oct 28];29(3). Available from: https://doi.org/10.1080/10494820.2019.1587469.
Annansingh F. Mind the gap: Cognitive active learning in virtual learning environment perception of instructors and students. Educ Inf Technol. [Internet]. 2019 [cited 2024 oct 28];24(6). Available from: https://doi.org/10.1007/s10639-019-09949-5.
Braga CSR, Andrade EMLR, Luz MHBA, Monteiro AKC, Campos MOOB, Santos E Silva FM, et al. Construction and validation of a virtual learning object on intestinal elimination stoma. Invest Educ Enferm. [Internet]. 2016 [cited 2024 oct 28];34(1). Available from: https://doi.org/10.17533/udea.iee.25996.
Campagnollo C, Souza AIJ de, Tourinho FSV, Tomasi AVR, Nunes SFL, Capellari G, et al. Development and evaluation of a virtual learning environment for continuing education of the nursing team for the care of hospitalized elderly. Braz J Hea Rev. [Internet]. 2021 [cited 2024 oct 28] 28;4(3). Available from: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n3-338.
Boni FG, Silva LDBD, Grigolo JI, Boaz SK, Cogo ALP, Echer IC. Blended learning in permanent education of nursing professionals on smoking cessation. Rev Gaúcha Enferm. [Internet]. 2021 [cited 2024 oct 28];42(spe):e20200183. Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200183.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-07-24 (2)
- 2025-04-25 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.












