Development and validation of a virtual learning environment for training nurses on smoking / Desenvolvimento e validação de ambiente virtual de aprendizagem para capacitação de enfermeiros sobre tabagismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v17.13611

Palavras-chave:

Educação continuada; Controle do tabagismo; Tecnologia educacional

Resumo

Objetivo: desenvolver e avaliar um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem voltado para a capacitação de enfermeiros sobre cessação do tabagismo, avaliando o Índice de Validade de Conteúdo e as percepções dos enfermeiros. Método: o ambiente foi desenvolvido seguindo o modelo Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação e validado por seis especialistas em saúde coletiva e tabagismo. Enfermeiros foram convidados a participar do curso online. A usabilidade foi avaliada por meio da Escala SUS, e calculado o índice de validade do conteúdo. Resultados: o índice de validade de conteúdo apresentou valores superiores a 0,80, indicando alta concordância entre os especialistas quanto à relevância e clareza do conteúdo. A Escala SUS resultou em uma média de 85 pontos, indicando boa usabilidade da plataforma. Conclusão: o ambiente virtual mostrou-se eficaz na capacitação de enfermeiros, promovendo a educação permanente e aprimorando a atuação no manejo do tabagismo.

 

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Biografia do Autor

Ana Elisa de Oliveira Alho, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Especialização em Saúde da Família, Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é funcionária pública, Coordenadora da Atenção Básica no Município de Laranjal Paulista, Tutora no Curso Mais Saúde com Agente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutoranda em Ciências da Saúde na área de Enfermagem e Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP.

Thais Moreira São João , University of Rhode Island

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, concluiu o Bacharelado em 2006. Obteve o título de Mestre em Enfermagem em 2009, agraciada com a Bolsa Fapesp; e de Doutora em Enfermagem em 2012, como Bolsista CNPq - Edital 070/2008. Durante o transcurso do Doutorado, teve a oportunidade de participar de um Doutorado Sanduíche no Exterior, em 2011, na Université Laval, com o suporte financeiro do Bureau Canadienne de LEducation Internationale e da bolsa CNPq-SWE. Realizou estágio pós-doutoral, nos anos de 2013-2014, com Bolsa CNPq em 2014. Atuou como Professora Doutora na Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp (2015-2021), onde foi Membro Titular da Comissão do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (2017-2021), Coordenadora da Área de Fundamentos em Enfermagem (2016-2021) , Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Unicamp (2019-2021), e membro do Comitê de Crise da Faculdade de Enfermagem da Unicamp (2020). Atuou junto ao Ambulatório de Controle de Risco para Coronariopatia - AMFACOR do Hospital de Clínicas da Unicamp, de 2007 a 2021; e como vice-líder do Grupo de Pesquisa "Intervenções e comportamentos relacionados à saúde", reconhecido pelo DGP-CNPq (desde 2018). Suas pesquisas abrangem uma gama de tópicos na área da Enfermagem, com foco particular em Comportamentos em Saúde, Cardiologia, Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, Adaptação e validação de instrumentos de medida; Intervenções de enfermagem ancoradas em teoria e o Processo de cuidado em doenças crônicas não transmissíveis. Além das contribuições locais, estabeleceu colaborações internacionais com instituições como a Université Laval (Canadá) e a Cardiff University (Reino Unido). Atualmente é Assistant Professor of Nursing (Tenure-Track) no College of Nursing da University of Rhode Island (RI, EUA). Associada às sociedades e associações profissionais, a saber: incluindo a American Association of Critical-Care Nurses, Sigma Theta Tau International (na posição de Nurse leader), American Association of Colleges of Nursing e International Behavioral Trials Network. Atuou como avaliadora de Programas Acadêmicos na Avaliação Quadrienal CAPES 2017-2020, na área de Enfermagem, na avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) para a mesma área em 2022; e na Comissão do Prêmio CAPES de Tese na Área de Enfermagem em 2023. Atualmente, dedica-se ao estudo da saúde cardiometabólica e seus impactos, entre pescadores comerciais em Rhode Island, EUA, com apoio financeiro do National Institutes of Health (NIH) em colaboração com a Brown University - Advance-CTR.

Heloísa Garcia Claro , Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Enfermeira pela Universidade de São Paulo (2008), Licenciada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2010), Mestre em Ciências (PPGE pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo 2010), Doutora em ciências (PPGE pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo 2015). Durante o doutorado, fez estágio internacional como research visiting scholar nas instituições University of Illinois at Urbana Champaign e no Lighthouse Insitute, Chestnut Health Systems (2012). Fez dois pós doutorados, o primeiro em ciências (2017), na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e o segundo em Epidemiologia (2020) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É docente Professor Doutor MS3 da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Seus temas de interesse são: Epidemiologia, Saúde Mental, Saúde Mental na Atenção Básica, Entrevista Motivacional, Álcool e outras Drogas, Depressão, mHealth, tecnologias em saúde, Pesquisa Clínica. É Membro da Motivational Interviewing Network of Trainers - MINT desde 2015, onde faz parte do Comitê de Professional Development, com participação de pesquisadores do mundo todo. É membro da International Nurses Society on Addictions, e é presidente do capítulo brasileiro dessa sociedade. Líder do Grupo Núcleo Interdisciplinar de Estudos Epidemiológicos em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas - NIESMAD, em co-liderança com Profa. Dra. Gabriella Andrade Boska e do Grupo de Estudos em Álcool e outras Drogas, em co-liderança com Profa. Dra. Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira. Membro do Latin America Treatment and Innovation Network - LATIN-MH, sediado na Faculdade de Medicina da USP - Departamento de Medicina Preventiva. Além disso, é membro pesquisadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Saúde Mental Populacional.

Silvio Éder Dias da Silva, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da UFPa.

Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira , Universidade de São Paulo

Professora Livre Docente pelo Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal. Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciada e bacharel em Enfermagem pela Faculdade Don Domênico e Ciências pela Universidade Católica de Santos. Coordenou a Área Temática de Álcool e outras Drogas na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo de 2008 a 2010. No período de 2021 a 2023 foi Professora Visitante do Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Cuidado, Educação e Trabalho em Enfermagem e Saúde, Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, Assessora do Departamento de Saúde Mental Álcool e outras Drogas da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde DESMAD/SAES/MS, Professora Sênior Livre Docente III no Instituto de Estudos Avançados das Universidade de São Paulo. Líder do Grupo de Estudos em Álcool e Outras Drogas GEAD, CNPq, e vice líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Políticas Públicas de Saúde Mental/GPIPPSAM. Membro do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental , Associação Brasileira de Enfermagem DEPSM, ABEn. Conselheira Fiscal da Associação Mundial para a Reabilitação Psicossocial, Seção Brasileira, WAPR, Brasil. Conselheira Fiscal da Associação Brasileira de Saúde Mental/ABRASME. Interesse de pesquisa: Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Enfermagem em Saúde Mental, Reabilitação Psicossocial, Políticas Públicas de Saúde e Direitos Humanos. Editora Associada da Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2025-04-25 — Atualizado em 2025-07-24

Versões

Como Citar

1.
Alho AE de O, João TMS, Claro HG, da Silva S Éder D, Oliveira MAF de. Development and validation of a virtual learning environment for training nurses on smoking / Desenvolvimento e validação de ambiente virtual de aprendizagem para capacitação de enfermeiros sobre tabagismo. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 24º de julho de 2025 [citado 6º de dezembro de 2025];17:e-13611. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13611

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