INFLUENCES OF SELF-IMAGE IN THE LIFE OF CLIENTS WITH SKIN DISORDES HOSPITALIZED

Autores

  • Patrícia Britto Jesus Universidade Federal Fluminense
  • Euzeli Da Silva Brandão Universidade Federal Fluminense
  • Enéas Rangel Texeira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i2.2394-2400

Palavras-chave:

Enfermagem, cuidados de enfermagem

Resumo

Objetivos: Discutir como os clientes acometidos por afecções cutâneas hospitalizados percebem sua auto-imagem e analisar as influências da auto-imagem na vida dos mesmos. Método: Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. Desenvolveu-se entrevistas com nove clientes com afecções cutâneas hospitalizados em enfermarias clínicas em um Instituto de Saúde no Município de Niterói. O projeto atendeu os critérios éticos e legais. Resultados: Da análise de conteúdo dos depoimentos, os resultados foram agrupados em duas categorias: sentimentos decorrentes da percepção da afecção cutânea e o estigma social na vida dos clientes com afecções cutâneas. Conclusão: Concluiu-se que a enfermagem deve estar disponível para avaliar esses clientes com visão integral, já que o preconceito e o estigma que envolve os mesmos foram constatados em todos os depoimentos, onde confirma que uma pessoa com a sua imagem alterada fica vulnerável a repercussões emocionais e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Britto Jesus, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense. Curso de Especialização em Clínica Médica e Cirúrgica, nos moldes de Residência, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO). Especialista em Controle de Infecção em Assistência à Saúde. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FENF/UERJ).

Euzeli Da Silva Brandão, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Enfermagem em 1992, Especialista em Enfermagem Intensivista (1998) e Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Especialista em Enfermagem Dermatológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDE - São Paulo). Chefiou durante 12 anos (1994 - 2006) a Seção de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, além de ser membro efetivo da Comissão de Curativos do referido hospital, desde a sua implantação. Foi enfermeira da Comissão de curativos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, dando início ao projeto de sistematização da assistência na prevenção de úlceras por pressão. A experiência obtida na área de dermatologia e na prevenção, avaliação e tratamento de lesões cutâneas, culminou na publicação de dois livros: Manual para Realização de Curativos (2003) e Enfermagem em dermatologia - Cuidados técnico, dialógico e solidário (2006), além de autoria de capítulos de livros e artigos. Em maio de 2009 assumiu a Diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDE) - Regional Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janreiro. Membro da Comissão Nacional de Elaboração das Diretrizes Nacionais para o Tratamento de Feridas. Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em dermatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos de enfermagem, dermatologia, prevenção e tratamento de lesões cutâneas.

Enéas Rangel Texeira, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF(1988). Graduação em Psicologia pela UFF (1991). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UFF. Formação em Psicoterapia Corporal. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1994) e Doutorado em Enfermagem - UFRJ(1998). Pós-doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica/SP. Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de saúde coletiva, saúde mental, cuidados clínicos, psicologia da saúde, educação e psicossomática. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Cuidados em Saúde, Enfermagem e Subjetividades na Perspectiva Transdisciplinar. Desenvolve atualmente estudos relacionados a psicossomática, cuidados em saúde e transdiciplinaridade.

Downloads

Publicado

2012-06-19

Como Citar

1.
Jesus PB, Brandão EDS, Texeira ER. INFLUENCES OF SELF-IMAGE IN THE LIFE OF CLIENTS WITH SKIN DISORDES HOSPITALIZED. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 19º de junho de 2012 [citado 19º de novembro de 2024];4(2):2394-400. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1853

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics