Atuação do enfermeiro na consulta de pré-natal: limites e potencialidades Nurse’s performance in prenatal consultation: limits and capabilities
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4087-4098Palavras-chave:
pré-natal, saúde da mulher, enfermagemResumo
OBJETIVO: Identificar os limites e as potencialidades da atuação do enfermeiro na consulta pré-natal. MÉTODOS: Revisão narrativa da literatura. A seleção dos artigos de 2005 a 2009 realizada na BVS, com os descritores: cuidado pré-natal, assistência pré-natal, cuidados de enfermagem, assistência de enfermagem. As temáticas foram agrupadas em dois eixos: aquelas que se reportavam aos limites e aquelas voltadas às potencialidades da atuação do enfermeiro na consulta pré-natal. DISCUSSÃO: 26 produções: 21 científicas e 5 institucionais. Como limites foram destacadas: atuação do enfermeiro no pré-natal; atenção baseada no modelo biomédico; precariedade de recursos e o desconhecimento do trabalho do enfermeiro. Como potencialidades: acolhimento, vínculo e interação; prática de educação em saúde e o comprometimento profissional do enfermeiro. CONCLUSÃO: O impacto positivo de suas ações na consulta pré-natal é evidente, particularmente no que se refere ao reconhecimento das necessidades das mulheres e no esforço à integralidade das ações em saúde.
DESCRITORES: Cuidado pré-natal; saúde da mulher; enfermagem obstétrica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.