The national policy of primary care in municipal centers of health from programmatic area 1.0

Autores

  • Ana Leticia Monteiro Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Carolina Mendes Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marília Almeida Antunes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luiziane de Oliveira Geraldo da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Nátale Carvalho de Souza Lugão Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Antonieta Rubio Tyrrell Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1335-1348

Palavras-chave:

Políticas públicas, atenção básica à saúde, capacitação profissional, enfermagem

Resumo

Objetivo: Discutir a política nacional de atenção básica do Sistema Único de Saúde junto aos profissionais de saúde de três centros municipais de saúde. Método: Qualitativo, descritivo-reflexivo e pesquisa-ação. A população foi os profissionais de saúde que atendem mulheres e crianças. Foram selecionados todos os profissionais dos centros municipais de saúde da área programática 1.0. Para coleta de dados foram realizados três seminários que foram gravados, transcritos e lavrados com atas. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery sob protocolo 37/08. Resultados: Os dados foram submetidos à análise temática, seguida da construção de quatro categorias. Conclusão: Os sujeitos acreditam que a maior dificuldade de realizar os princípios da atenção básica é por falta de recursos humanos para realizar ações educativas no âmbito coletivo já que no individual é realizado. Descritores: Políticas públicas, atenção básica à saúde, capacitação profissional, enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Leticia Monteiro Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira, especialista em Saúde Pública, nos moldes de residência pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)/Prefeitura Rio de Janeiro. Graduada pela Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursando Mestrado em Enfermagem na referida instituição.

Ana Carolina Mendes Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante do Curso de Mestrado em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Concluiu a Graduação em Enfermagem e Obstetrícia em 2012/01, na referida instituição. Teve a formação complementada por Intercâmbio Estudantil Internacional na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra/Portugal. 

Marília Almeida Antunes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira, especialista em enfermagem obstétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luiziane de Oliveira Geraldo da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira formada pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Cursando Mestrado em Enfermagem na Escola de Enfermagem Anna Nery.

Nátale Carvalho de Souza Lugão, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ), no primeiro semestre de 2012. Cursando o 2º ano da Residência Multiprofissional em Saúde Perinatal da Maternidade Escola UFRJ.

Maria Antonieta Rubio Tyrrell, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em enfermagem. Especialista em Enfermagem Obstétrica (EEAN/UFRJ), Enfermagem Pediátrica (EEAN/UFRJ), Administração Hospitalar (PUC/RJ) e em Tecnologia Educativa em Saúde (NUTES/ CLATES ). Professora dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Enfermagem desde 1977, e professora Titular (1989) da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Atua como Consultora Ad hoc da CAPES, CNPq, PR2/UFRJ, FAPERJ, Revista Ciência & Saúde Coletiva (ABRASCO), Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), Revista da Escola Anna Nery (EEAN), Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste (RENE), Revista Enfermería Herediana (UPCH/Perú), Revista da ALADEFE (Fundadora e Membro do Comitê Editorial- 2011). 

Publicado

2014-10-01

Como Citar

1.
Gomes ALM, Soares ACM, Antunes MA, da Silva L de OG, de Souza Lugão NC, Tyrrell MAR. The national policy of primary care in municipal centers of health from programmatic area 1.0. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2014 [citado 15º de julho de 2024];6(4):1335-48. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3330

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics