Control of cervical cancer: actions taken by nurses based on collective subject discourse

Autores

  • Kelly Diogo de Lima Fundação Oswaldo Cruz
  • Anne Ingrid Gomes Ramos Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças
  • Rebeca Lídia Gomes dos Santos Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças
  • Magaly Bushatsky Bushatsky Hospital Universitário Oswaldo Cruz
  • Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2425-2439

Palavras-chave:

Neoplasias do colo do útero, Atenção primária à saúde, Pesquisa qualitativa.

Resumo

Objetivo: compreender o processo do trabalho do enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no controle do câncer do colo do útero do munícipio de Carpina-PE. Métodos: estudo interpretativo com abordagem qualitativa, realizado com onze enfermeiras da ESF. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e processados usando a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Sendo aprovado pelo CEP com CAAE: 19630113.5.0000.5192. Resultados: após análise, foram estabelecidos cinco temas: estratégias para as ações de educação em saúde; convocando o público para realizar o citopatológico; recomendações acerca do rastreamento; limitações ao rastreamento e adesão ao exame preventivo e redes de atenção à saúde: encaminhamento e acompanhamento das usuárias. Conclusão: os achados do estudo refletem o diagnóstico situacional da região e impulsionam reflexões sobre a assistência prestada pelo enfermeiro da ESF. Descritores: Neoplasias do colo do útero, Atenção primária à saúde, Pesquisa qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Diogo de Lima, Fundação Oswaldo Cruz

Enfermeira, Residente, Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/ Fundação Oswaldo Cruz (CPqAM/Fiocruz).

Anne Ingrid Gomes Ramos, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças

Enfermeira graduada pela Universidade de Pernambuco, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças.

Rebeca Lídia Gomes dos Santos, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças

Enfermeira graduada pela Universidade de Pernambuco, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças.

Magaly Bushatsky Bushatsky, Hospital Universitário Oswaldo Cruz

Enfermeira, Doutora, Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco / Professor da Escola Pernambucana de Saúde- Enfermagem , Brasil

Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Especialista em Gestão em Saúde Pública pela Universidade de Pernambuco, Residência Multiprofissional em Saúde da Família pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira e atualmente cursa o Mestrado em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós Graduação Integrada em Saúde Coletiva na Universidade Federal de Pernambuco, atua como Assistente de Telessaúde pelo Núcleo de Telessaúde e como professora substituta em Saúde Coletiva da UFPE/CAV.

Publicado

2015-04-01

Como Citar

1.
Lima KD de, Gomes Ramos AI, Gomes dos Santos RL, Bushatsky MB, Campos Barros MBS. Control of cervical cancer: actions taken by nurses based on collective subject discourse. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de abril de 2015 [citado 22º de dezembro de 2024];7(2):2425-39. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3780

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics