Trajetória de vida de mulheres mastectomizadas à luz do discurso do sujeito coletivo Life trajectory of mastectomized women based on the collective subject discourse
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4365-4375Palavras-chave:
Mastectomia, Saúde da Mulher, Câncer de Mama, EnfermagemResumo
Objetivo: Analisar a trajetória de vida de mulheres mastectomizadas integrantes de um grupo de autoajuda. Método: Estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando-se do enfoque de história oral de vida como referencial metodológico atendendo as fases operacionais. Participaram 20 mulheres mastectomizadas, cujas narrativas, consideradas manifestações discursivas foram submetidas à análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Emergiram três eixos temáticos, sustentado por suas respectivas ideias centrais, cada um referente, ao antes, durante e o depois da mastectomia: encarar a vida de frente - vida normal, separação, mudança, trabalho e filhos; falei com Deus - prevenção/cuidados, diagnóstico/tratamento, sentimentos/emoções e mudanças; reorganização com mais objetividade e experiência - crença, mudança e sentimentos/emoções. Conclusão: Reconhece-se a necessidade de estudos voltados para as mulheres mastectomizadas para subsidiar políticas públicas, ou, simplesmente, capacitar os profissionais da saúde para um atendimento humanizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.