Resilience as an object of study of occupational health: narrative review / Resiliência como objeto de estudo da saúde do trabalhador: uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.283-288Palavras-chave:
Enfermagem, Saúde do trabalhador, Resiliência psicológica.Resumo
Objetivo: Analisar o uso do conceito de resiliência nos objetos de estudo da linha de pesquisa sobre Saúde do Trabalhador. Método: Revisão narrativa, desenvolvida nas bases eletrônicas de dados. Palavras de busca: resiliência e saúde do trabalhador. Não houve recorte temporal, mas optou-se por fazer restrição quanto ao idioma: somente produções em português e espanhol. Resultados: Captaram-se oito artigos, dentre os selecionados quatro possuíam textos completos, um estava em inglês e três encontravam-se em português, dos quais apenas dois relacionavam-se com o objeto de estudo. Conclusão: O estudo da resiliência é relativamente recente nas ciências humanas, sociais e da saúde, porém o conhecimento dos fatores relacionados à resiliência poderá fornecer subsídios aos trabalhadores para o entendimento dos determinantes e os fatores que podem fortalecer suas próprias resiliências. Descritores: Enfermagem, Saúde do trabalhador, Resiliência psicológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.