Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.729-736Palavras-chave:
Enfermagem, Pressão Arterial, Conhecimento, Educação em EnfermagemResumo
Objetivo: investigar os conhecimentos teórico e prático sobre a medida da pressão arterial entre graduandos de enfermagem. Método: estudo com abordagem mista, descritivo e exploratório, com corte transversal, realizado em 2015, com 40 graduandos de enfermagem de uma universidade pública de Minas Gerais, em três fases: observacional, levantamento do conhecimento teórico e grupo focal. Organização dos dados pela análise temática. Resultados: Da análise dos dados foi construído o mapa temático, As falhas na interelação teoria-prática como tema central e seus subtemas, Barreiras para o aprendizado teórico, Barreiras para aprendizado prático, Barreiras no processo de acompanhamento e avaliação e Estratégias para melhoria do processo de ensino aprendizagem. Conclusão: As lacunas do conhecimento teórico e prático sobre a medida da pressão arterial contribuem para a obtenção de valores não fidedignos, o que compromete a segurança do paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.