The Parents’ Cultural Care Towards Promoting Child Development / O Cuidado Cultural dos Pais na Promoção do Desenvolvimento Infantil
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.397-403Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Enfermagem pediátrica, Cuidados de enfermagem, Cultura, Promoção da saúde.Resumo
Objetivo: compreender como os pais promovem o desenvolvimento infantil às crianças menores de cinco anos no contexto familiar, estabelecendo cuidados de enfermagem à luz da teoria de Madeleine Leininger. Métodos: estudo de natureza descritiva exploratória, qualitativa, desenvolvida com mães ou pais de crianças menores de cinco anos de idade, cadastradas na estratégia Saúde da Família de Picos – Piauí. A investigação cumpriu os princípios éticos da Resolução nº 466/12. Resultados: os pais como os primeiros educadores a ter contato com o universo infantil, demonstraram preocupação no cuidado com o processo de desenvolvimento motor, da linguagem e mental, destaca-se a necessidade de orientações seguras dos profissionais enfermeiros, respeitando sua contribuição cultural. Conclusão: percebe-se que dever ser mais explorado pelos enfermeiros o desempenho esperado para cada idade da criança no que se refere aos marcos do desenvolvimento infantil, respeitando o cuidado cultural dos genitores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.