Perception of Nursing Undergraduate Student About Receiving the Therapeutic Touch / Percepção de Estudantes de Graduação em Enfermagem Acerca do Recebimento do Toque Terapêutico
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.464-469Palavras-chave:
toque terapêutico, cuidado de enfermagem, estudantes de enfermagemResumo
Objetivo: Conhecer as percepções de estudantes de graduação em enfermagem acerca do recebimento do Toque Terapêutico. Método: Pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva exploratória, realizada com 10 estudantes de Enfermagem de uma Universidade Federal do sul do Brasil. Para a coleta de dados, realizada em outubro de 2015, utilizou-se uma entrevista semiestruturada e os dados foram analisados de acordo com a análise textual discursiva. Como resultado emergiu a categoria: A importância de cuidar de si e do outro. Conclusão: O relato dos estudantes evidenciou redução dos sinais de estresse e dor, melhora na qualidade sono, acarretando em maior bem-estar. Logo, quando as pessoas passam a considerar instâncias mais sutis da vida é possível utilizar estratégias, como o toque terapêutico, a fim de proporcionar maior qualidade de vida para si e posteriormente para o outro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.