Reflections on the health of faculty in institutions of higher education
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i2.805-811Keywords:
Saúde de Trabalhador, Trabalho Docente, Ensino SuperiorAbstract
Objetivo: Este ensaio teórico visa discutir sobre a saúde do docente-trabalhador de Instituição de Ensino Superior. Método: Utiliza-se uma perspectiva crítica e reflexiva na análise de artigos e documentos publicados sobre o saúde do trabalhador. Resultados: Apresentam-se definições, e contradições em relação às necessidades de saúde do docente – trabalhados de IES, apontam-se para a necessidade de realização de novas investigações destinadas a avaliar, mais detidamente, de forma exploratória. Conclusão: Estudar as condições de trabalho e sobretudo os efeitos sobre a saúde do trabalhador é passo fundamental para identificar fatores de riscos, que podem contribuir ou determinar repercussões negativas sobre a saúde do trabalhador docente. Traçar o perfil de queixas de doenças relacionadas ao docente, torna-se necessário para elaboração de estratratégias para intervir no intenso desgaste biopsíquico, atestado pelas elevadas freqüências de queixas de doença relacionada as condições de trabalho docente. Descritores: Saúde de Trabalhador, Trabalho Docente, Ensino Superior.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.