Strategies for the prevention of errors in medication administration: a contribution to nursing practice

Authors

  • Moisés Lopes Carvalho Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Conceição de Maria Vaz Elias
  • Patrícia Maria Gomes de Carvalho
  • Jaqueline Carvalho e Silva Sales
  • Moacira Lopes Carvalho
  • Camila Aparecida Pinheiro Landim Landim

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i6.390-400

Keywords:

Erros de medicação. Equipe de enfermagem. Enfermagem

Abstract

Objetivo: identificar os fatores relacionados à pratica profissional da enfermagem que levam ao erro na administração de medicação e analisar as estratégias apontadas para prevenir e/ou minimizar estes erros. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Para a seleção do material analisado foram utilizadas as bases de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e BIREME (Biblioteca Virtual em Saúde), no período de abril a junho de 2013. Resultados: Os fatores que propiciam os erros de medicação vão desde problemas de formação a problemas de organização e estrutura dos serviços de saúde. As estratégias apontadas para a prevenção dos erros, foi a educação continuada e o dimensionamento adequado de profissionais. Conclusão: Medidas educativas e mudanças nas práticas de enfermagem colaboram para a prevenção dos erros e promovem um cuidado integral com o mínimo de risco e máximo de qualidade. 

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Author Biography

Moisés Lopes Carvalho, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Graduando do curso de Enfermagem do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq

Published

2014-02-28

How to Cite

1.
Carvalho ML, Elias C de MV, Carvalho PMG de, Sales JC e S, Carvalho ML, Landim CAPL. Strategies for the prevention of errors in medication administration: a contribution to nursing practice. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2014Feb.28 [cited 2024Nov.22];5(6):390-40. Available from: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3473

Issue

Section

Integrative Review of the Literature

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