Palliative care and mourning: the understanding of medical residents

Autores/as

  • Maria Andréa Fernandes UFPB
  • Indiara Carvalho dos Santos Platel UFPB
  • Solange Fátima Geraldo da Costa UFPB
  • Franklin Santana Santos Pinus Longaeva
  • Ana Aline Lacet Zaccara UFPB
  • Marcella Costa Souto Duarte UFPB

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.1808-1819

Palabras clave:

Cuidados Paliativos, Luto, Profissional de Saúde.

Resumen

Objetivo: Investigar a compreensão de médicos residentes acerca dos cuidados paliativos e do luto. Métodos: Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em agosto de 2013 com 18 médicos residentes de um Hospital Universitário localizado no município de João Pessoa/PB/Brasil. Para viabilizar a coleta dos dados, utilizou-se um instrumento contendo questões pertinentes ao objetivo do estudo. A análise foi realizada por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: Da análise do material empírico, emergiram duas categorias: “Cuidados que visam prover o alívio da dor e do sofrimento com ênfase na qualidade de vida e na valorização da dignidade” e “Luto é o sentimento de perda diante da morte de um ente querido”. Conclusão: Considera-se que o estudo possibilitou evidenciar a compreensão dos médicos residentes sobre os cuidados paliativos e o luto e subsidiar novas investigações a respeito da temática. Descritores: Cuidados Paliativos; Luto; Profissional de Saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Andréa Fernandes, UFPB

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Saúde da Família. Membro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética – CCS/UFPB. UFPB. 

Indiara Carvalho dos Santos Platel, UFPB

Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência pela FIP/PB. Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Bioética da Universidade Federal da Paraíba/CCS/UFPB. João Pessoa (PB), Brasil.

Solange Fátima Geraldo da Costa, UFPB

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo – USP. Docente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética – NEPB/UFPB. João Pessoa. Paraíba. Brasil. 

Franklin Santana Santos, Pinus Longaeva

Médico Geriatra. Doutor em medicina pela Faculdade de Medicina da USP. Pós-doutor em Psicogeriatria pelo Instituto Karolinska-Suécia. Sócio-fundador da Pinus Longæva Assessoria e Consultoria em Saúde e Educação.

Ana Aline Lacet Zaccara, UFPB

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Membro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética – CCS/UFPB. 

Marcella Costa Souto Duarte, UFPB

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética – CCS/UFPB. UFPB. 

Publicado

2015-01-01

Cómo citar

1.
Fernandes MA, Platel IC dos S, Costa SFG da, Santos FS, Zaccara AAL, Duarte MCS. Palliative care and mourning: the understanding of medical residents. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1 de enero de 2015 [citado 20 de julio de 2024];7(1):1808-19. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3458

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics