Educational actions developed by nurses to adolescents in family health strategies / Ações educativas desenvolvidas por enfermeiros aos adolescentes nas estratégias de saúde da família
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9324Palabras clave:
estratégia Saúde da Família, adolescente, educação em Saúde, enfermagemResumen
Objetivo: conhecer como são desenvolvidas as ações educativas voltadas aos adolescentes no contexto de trabalho do enfermeiro nas Estratégias de Saúde da Família. Método: Pesquisa qualitativa, descritiva exploratória desenvolvida com 10 enfermeiros de Estratégias Saúde da Família. A coleta dos dados ocorreu no mês de maio de 2015, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a luz da análise de conteúdo. Resultados: Duas categorias emergiram para análise, sendo: ações educativas aos adolescentes na perspectiva dos enfermeiros e características das ações educativas desenvolvidas com adolescentes. Conclusão: O estudo possibilitou perceber que as ações educativas são desenvolvidas em coletividade, desde o planejamento e execução, na maioria das Estratégias Saúde da Família, e nos locais onde isso não ocorre, os enfermeiros compreendem a necessidade de iniciar um trabalho em equipe. O enfermeiro é percebido como responsável por coordenar a equipe, e orientar o processo de preparação das ações educativas.
Descargas
Citas
World Health Organization (WHO). Nutrition in adolescence – Issues and Challenges for the Health Sector: Issues in Adolescent Health and Development. Geneva: WHO; 2005.
Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, nº 8.069, (13-07-1990).
Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Dados UNICEF- Canção Nova. Relatório da UNICEF apresenta a situação das crianças no mundo. Cerca de 15 % dos menores são forçados ao trabalho e não têm acesso à escola. 2014.
Organização das Nações Unidas (ONU). Fundação ABRINQ. Cenário da infância e adolescência no Brasil. Brasil: ONU; 2016.
Padilha AP, Borba KP, Clapis MJ, Baratieri T, Borba E. O Conhecimento de Adolescentes sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis. Rev Eletr Gestão & Saúde [Internet]. 2015 [citado: 13 de setembro de2017]; 6 (Suppl. 3): 2249-2260. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3106
Ribeiro VCS, Nogueira DL, Assunção RS, Silva FMR, Quadros KAN. Papel do enfermeiro da estratégia de saúde da família na prevenção da gravidez na adolescência. Rev. enferm Cent-Oeste Min [Internet]. 2016 [citado: 12 de janeiro de 2018]; 1 (6): 1957-75. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/881
Backes DS, Backes MS, Erdmann AL, Büscher A. O papel profissional do enfermeiro no Sistema Único de Saúde: da saúde comunitária à estratégia de saúde da família. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2012 [citado: 04 de janeiro de 2018]; 17 (1): 223-30. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232012000100024&script=sci_abstract&tlng=pt
Dias ESM, Rodrigues ILA, Miranda HR, Corrêa JA. Roda de conversa como estratégia de educação em saúde para a enfermagem. Rev Pesqui (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2018 [citado: 11 de outubro de 2018]; 10(2): 379-84. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/6053
Zeitoune RCG, Ferreira VS, Silveira HS, Domingos AM, Maia AC. O conhecimento de adolescentes sobre drogas lícitas e ilícitas: uma contribuição para a enfermagem comunitária. Esc Anna Nery Rev Enferm [Internet]. 2012 [citado: 29 de janeiro de 2018]; 16 (1): 57-63. Disponível em: http://eean.edu.br/detalhe_artigo.asp?id=724
Magalhães JM, Monteiro CFS, Figueiredo MLF. Concepção de adolescentes sobre a prevenção do uso de crack. Rev Pesqui (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2013 [citado: 14 de fevereiro de 2018]; 5 (6): 28-35. Disponível em: https://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/526/pdf_15
Bardin L. Análise de conteúdo. 3ª reimpressão da 1ª edição de 2016. São Paulo: Edições 70, 2016. 280 p.
Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Conselho Nacional de Saúde, (12-12-2012).
Vieira RP, Gomes SHP, Machado MFAS, Bezerra IMP, Machado CA. Participação de adolescentes na Estratégia Saúde da Família a partir da Estrutura Teórico-Metodológica de uma Participação Habilitadora. Rev latinoam enf [Internet]. 2014 [citado: 11 de dezembro de 2017]; 22 (2): 309-16. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v22n2/pt_0104-1169-rlae-22-02-00309.pdf
Ferronato VFO. A Importância da Família na Formação Social do Adolescente. Rev Educ [Internet]. 2015 [citado: 25 de janeiro de 2018]; 18 (24): 3-9. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com.br/index.php/educ/article/view/3341
Roecker S, Budó MLD, Marcon SS. Trabalho educativo do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família: dificuldades e perspectivas de mudança. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2012 [citado: 23 de setembro de 2017]; 46 (3): 641-49. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40992
Moura LKM, Lima CHR, Sousa FDL, Honorato DZS, Rocha Neta AS, Costa KRF. O profissional enfermeiro como educador: um olhar para atenção primária à saúde e o NASF. R Interd [Internet]. 2015 [citado: 18 de janeiro de 2018]; 8 (1): 211-19. Disponível em: https://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/602
Silva LSR, Correia NS, Cordeiro EL, Silva TT, Costa LTO, Maia PCVS. Anjos da enfermagem: o lúdico como instrumento de cidadania e humanização na saúde. Rev Enferm UFPE on line [Internet]. 2017 [citado em 16 de outubro de 2017]; 11 (5): 2294-2301. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Anjos-da-enfermagem%3A-o-l%C3%BAdico-como-instrumento-de-e-Cordeiro-Correia/cf00497090b4c223469dc530af05c1d3c551aa7b
Campos ACV, Lucas SD, Vargas AMD, Gomes VE, Werneck MAF, Ferreira EF. Quality of life among brazilian adolescent apprentices: a quantitative and qualitative study. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2014 [citado: 10 de outubro de 2017]; 8 (3): 709-18. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/9729/9822
Silva DAA. Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia Waldorf. Educar em Revista [Internet]. 2015 [citado: 28 de novembro de 2017]; 31 (56): 101-13. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41463
Coelho MMF, Miranda KCL, Gomes AMT, Silveira LC. Condições de produção do discurso de enfermeiros na prática educativa com adolescentes. Rev enferm UERJ [Internet]. 2015 [citado: 18 de novembro de 2017]; 23 (1) 9-14. Disponível em: www.facenf.uerj.br/v23n1/v23n1a02.pdf
Salum GB, Monteiro LAS. Educação em saúde para adolescentes na escola: um relato de experiência. REME rev min enferm [Internet]. 2015 [citado: 12 de dezembro de 2017]; 19 (2): 246-51. Disponível em: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1019
Publicado
Versiones
- 2021-06-01 (2)
- 2021-05-13 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.